Meu Prato Saudável ensina a fazer churrasco de legumes

Legumes são ótimos para acompanhar um peixinho, além de serem uma boa opção para repor as energias com saúde

sex, 13/02/2015 - 16h23 | Do Portal do Governo

Se você vai curtir a folia em casa ou no clube, o que acha de fazer um churrasco bem diferente? Ao invés de carne, legumes. A dica é do programa Meu Prato Saudávelparceria do Instituto do Coração (InCor) e do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP com a LatinMed Editora em Saúde.

Os legumes são ótimos para acompanhar um peixinho, além de serem uma boa opção para repor as energias com saúde.

Tempo de cozimento

Quanto menos tempo queimar, mais nutrientes serão preservados. Cada alimento tem o tempo e o corte certos. Veja:

Talos e esferas: tomates cortados, couve-de-bruxelas, champignon, brócolis, aspargo, quiabo e vagem – 2 a 4 minutos para cada lado.

Tiras e fatias: abobrinha, berinjela, pimentão, cenoura e rodelas grossas de cebola – 5 a 6 minutos para cada lado.

Bulbos e quartos: erva-doce, cebolas inteiras, alcachofra, alho-poró, avocado e milho verde em rodelas – 6 a 7 minutos para cada lado.

Receita – Legumes grelhado para antepasto

Para os legumes:

1 abobrinha italiana
2 cenouras
1 berinjela
1 pimentão vermelho
1 cebola roxa
100g de cogumelos-de-paris
6 quiabos
1 pitada de sal
Azeite, pimenta-do-reino e limão a gosto para temperar

Para o azeite de ervas:

500ml de azeite extra virgem
3 galhos de alecrim
3 galhos de tomilho
3 dentes de alho sem casca
1 pimenta dedo-de-moça

Modo de preparo:

Prepare o azeite aromatizado com a maior antecedência que puder. Em uma garrafa de vidro limpa e seca, coloque uma pimenta dedo-de-moça inteira, os dentes de alho descascados e os galhos de alecrim e de tomilho limpos e secos. O ideal é tampar e guardar em um lugar escuro por até 6 meses. Caso você só tenha algumas horas, aqueça o azeite com todos os ingredientes sem deixar borbulhar e apague o fogo. Já funciona.

Com um descascador de legumes, corte a abobrinha, as cenouras e a berinjela em fatias finas pelo comprimento. Corte – também pelo comprimento – a cebola roxa, sem descascar, e os cogumelos ao meio. Corte o pimentão em tiras e remova o talo, as sementes e as nervuras brancas. Lave e seque os quiabos. Tempere tudo com azeite, sal, algumas gotas de limão e pimenta-do-reino.

Leve os legumes à grelha até ficarem macios e tostadinhos. O tempo de cozimento de cada um varia de acordo com o fogo e o tamanho dos pedaços. Sirva em uma travessa grande, acompanhados do azeite de ervas e um pão integral.

Do Portal do Governo do Estado