Metropolitanos: Programa Ação Cultural do Metrô faz homenagem às mulheres neste mês

Fotografia, artes plásticas e ikebana estão em exposição nas estações metroviárias

qui, 16/03/2006 - 16h55 | Do Portal do Governo

Fotografia, artes plásticas e ikebana estão em exposição nas estações do Metrô

Neste mês, o Programa Ação Cultural do Metrô presta homenagem às mulheres. Das seis exposições em cartaz nas estações, duas – A Trajetória das Mulheres da China e Múltiplos Femininos – foram especialmente programadas para comemorar o Dia Internacional da Mulher. A primeira mostra, na Estação Brás, traça panorama da vida social chinesa, com destaque para o papel da mulher na sociedade. A apresentação é dividida em duas partes, que retratam a submissão secular vivida pelas mulheres chinesas e a ascensão feminina no campo profissional e familiar.

Múltiplos Femininos, na Estação Santa Cecília, homenageia funcionárias e usuárias do Metrô. Em montagem com três painéis em metal sobre tela, a artista plástica Rose Perussi selecionou entre suas produções as mais representativas para retratar o universo feminino.

Programação de eventos

• Estação Ana Rosa: A Maior Obra de Expansão da História do Metrô. Fotos e texto explicativo sobre a expansão da rede metroviária de São Paulo, destacando a evolução das obras da Linha 2 – Verde (extensão Ana Rosa – Alto do Ipiranga) e da Linha 4 – Amarela (Vila Sônia – Luz)

• Estação Sé: Na Rota do Sol. Exposição fotográfica com registros de paisagens, cultura e habitantes do Chile. O fotógrafo Fabyo Nicodemos realizou viagem entre a Cordilheira dos Andes e a Costa do Pacífico, registrando cenas variadas daquele país.

• Estação Paraíso: Ecomotion / Pro-Costa do Dendê. Mostra fotográfica, baseada em livro do mesmo nome, com destaque para a beleza natural da região que cerca o entorno do percurso.

• Estação Liberdade: Vitrine de Ikebana. Exposição permanente de ikebana (palavra em japonês que significa flores vivas), com trabalhos renovados periodicamente. Essa arte milenar de montagem de arranjos florais destaca os temas céu, terra e humanidade. O público poderá ter acesso às exposições ao entrar na área paga do Metrô (bilhete unitário a R$ 2,10). No caso da vitrine de ikebana, não será necessário passar pelas catracas. A exposição está montada na área não-paga da estação.

 Da Assessoria de Imprensa do Metrô