Metropolitanos: Implantação da Linha 4 avança em 27 frentes de obras

Nova linha metroviária deverá iniciar operação em dezembro de 2008

qua, 22/02/2006 - 15h52 | Do Portal do Governo

As obras da Linha 4 – Amarela do Metrô, que terá 12,8 km subterrâneos e ligará a Vila Sônia, na região do Butantã, ao Centro, já contam com 27 frentes de trabalho entre o Pátio Vila Sônia (de estacionamento e manutenção da frota de trens) e a futura estação Luz, que será interligada à estação Luz já existente (da Linha 1-Azul). Dentro do cronograma, a Linha 4 do Metrô entra em operação em dezembro de 2008.

A operação comercial da primeira etapa da linha se dará nas seis estações prioritárias: Luz, República, Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã. A Linha 4 terá integração física com as linhas 1, 2 e 3 do Metrô, respectivamente, nas estações Luz, Paulista e República; e conexão com a Linha 5 – Lilás (Capão Redondo-Largo Treze), através da Linha “C” da CPTM, na estação Pinheiros (com acesso posterior na estação Santo Amaro).

Estação Paulista

As obras dessa estação (que será interligada em subterrâneo com a estação Consolação da Linha 2 – Verde) estão sendo feitas na altura do número 2367 da rua da Consolação e tiveram início no final de novembro de 2005, com a construção das paredes-diafragma, que estabilizam e impermeabilizam o solo, dando suporte para a escavação do poço.

Após a conclusão das paredes, prevista para março próximo, começa a escavação de um dos dois poços de serviço, denominados “Belas Artes”. Após a escavação do poço, com 40 metros de profundidade, um túnel de acesso que cruzará a Consolação será escavado e seguirá em duas direções: de um lado para a estação Oscar Freire e do outro para a estação Higienópolis.

Através desse túnel, terá início a construção do corpo da estação Paulista. Esta estação será a primeira do Metrô a contar com esteiras rolantes. Elas serão usadas para o deslocamento de passageiros que farão integração com a estação Consolação da Linha 2 – Verde.

Estação Pinheiros

As obras da estação Pinheiros, localizada na rua Capri, próxima da Marginal Pinheiros, foram iniciadas com as escavações do poço de acesso à futura estação. Esse poço terá 40 metros de diâmetro e encontra-se com os primeiros 6 metros de escavação concluídos.

A obra se desenvolve próxima à estação Pinheiros da Linha C (Osasco-Jurubatuba) da CPTM, que será interligada com a Linha 4 do Metrô através de uma passagem subterrânea. Utilizando a Linha C da CPTM , será possível a integração gratuita com a Linha 5 – Lilás do Metrô (Capão Redondo-Largo Treze), com acesso na estação Santo Amaro.

Estação Luz

        No trecho compreendido entre as estações República e Luz, a Linha 4 avança em três frentes.

        Na avenida Rio Branco, altura do número 1110, o Metrô constrói um poço destinado à saída de emergência e ventilação. Para a construção desse poço, já foram demolidos os imóveis e edificada a viga de borda para escavação do poço.

No quadrilátero formado pelas ruas Mauá, Brigadeiro Tobias, Paula Souza e avenida Cásper Líbero, o Metrô já demoliu um imóvel, totalizando uma área de 695 metros quadrados. No local se escava o primeiro túnel de acesso à futura estação.

Na rua João Teodoro, altura do número 188, próximo do Batalhão da PM Tobias Aguiar, o Metrô concluiu a demolição dos imóveis. A próxima etapa da obra será a construção de um poço de ventilação no extremo da linha, área destinada à manobra de trens.

A estação Luz da Linha 4 irá integrar-se, em subterrâneo, com a estação Luz já existente da Linha 1 – Azul do Metrô (Jabaquara-Tucuruvi) e com a estação ferroviária da Luz, local de operação das Linhas A, B(em futuro próximo), D e E da CPTM.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô – Departamento de Imprensa