Metropolitanos: CPTM prorroga participação no movimento Livro Livre

Ação incentiva leitores a deixar um livro em qualquer local para que outras pessoas tenham acesso à leitura

qua, 12/04/2006 - 15h54 | Do Portal do Governo

Em homenagem ao grande nome da literatura brasileira, Monteiro Lobato, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) prorrogou até o fim do mês sua participação no movimento Livro Livre. A fim de identificar a mobilização, recomenda-se escrever na primeira página ou contra capa “Livro Livre – Leia, Libere, Encontre! www.livrolivre.com.

A ação incentiva leitores a deixar um livro em qualquer local para que outras pessoas tenham acesso à leitura. A idéia é que depois de desfrutar da obra, o dono opte por liberá-la novamente em algum local público ou a doe à Biblioteca da CPTM Mário Covas, localizada em Presidente Altino, Osasco.

Jornalista, contista e criador de histórias infantis, Lobato nasceu em 18 de abril, marcando a história das letras, não só no Brasil, como em todo o mundo. Para celebrar a data, o projeto vai abranger tanto a área administrativa quanto as estações e o interior dos trens, a fim de estimular o prazer da leitura em mais passageiros.

Na última segunda-feira (10/04), a Estação Santo André entrou na brincadeira e distribuiu volumes de todos os gêneros para crianças, jovens e adultos. No fim da manhã, restaram dois exemplares, ambos no idioma de Shakespeare. Coincidentemente, um professor de inglês que não havia escolhido nenhum título, acabou levando-os para casa.

Uma dica para os participantes é imprimir o logotipo do Livro Livre, disponível no site www.livrolivre.com e colar no exemplar, para identificar o movimento e permitir a troca de impressões com outros leitores que tiveram a experiência. Por fim, basta escolher um lugar para deixar o Livro Livre, de preferência que tenha uma boa circulação de pessoas e esteja protegido de sol muito forte e chuva.

Quem quiser doar os exemplares diretamente à Biblioteca da CPTM Mário Covas, deve entrar em contato pelos telefones (11) 3689-9107/9347 ou pelo email biblioteca@cptm.sp.gov.br. O interessado pode agendar a retirada do material em domicílio, dependendo da quantidade, ou entregar as doações nas chefias das estações da companhia. São aceitos todos os tipos de livros, desde que estejam em bom estado de conservação.

Assessoria de imprensa da CPTM