Metrô vai oferecer serviço de aluguel de bicicleta aos usuários da companhia

Novidade começará a funcionar até o fim do mês; inicialmente haverá 80 bicicletas, em oito bicicletários

ter, 09/09/2008 - 16h31 | Do Portal do Governo

A Companhia do Metrolitano de São Paulo – Metrô concluirá a instalação de sete novos bicicletários e oito pára-ciclos (estruturas para acorrentar bicicletas) até o fim de setembro. Além disso, prestará serviço de empréstimo de bicicleta. A iniciativa corresponde ao encerramento da primeira fase do programa criado para incentivar o uso da bike.

O objetivo é estimular esse hábito em pequenos trajetos e, em conseqüência, ajudar a melhorar o trânsito, o meio ambiente e a qualidade de vida dos usuários. Para a realização, a companhia firmou parceria com o Instituto Parada Vital.

Ao alugar uma bicicleta, o usuário receberá capacete e cadeado, e terá até as 20 horas (contadas do dia da retirada) para devolvê-los em qualquer bicicletário do sistema. Os primeiros 30 minutos serão gratuitos. Após esse período, serão cobrados R$ 2,00 por hora e diária de R$ 50,00.

Haverá inicialmente 80 bicicletas à disposição, distribuídas em oito bicicletários. Para usar o serviço, será necessário preencher cadastro, assinar termo de responsabilidade e apresentar o cartão de crédito.

Além do empréstimo, oito bicicletários integram essa fase do programa. Juntos, oferecerão 350 vagas. São setes novos, que serão somados ao da Vila Guilhermina-Esperança, que opera desde abril de 2007 e dispõe de 100 vagas.

Os bicicletários nas estações Corinthians-Itaquera e Carrão estão prontos e também oferecem 100 vagas cada. Em cinco outras unidades encontram-se em preparação nas estações Vila Mariana, Paraíso e Sé, da Linha 1-Azul, e Anhangabaú e Marechal Deodoro, da Linha 3-Vermelha, com 10 lugares para as bicicletas em cada um.

Para a segunda fase do projeto estão previstos bicicletários em mais sete estações: Liberdade, São Bento e Tiradentes (Linha 1-Azul), Sumaré (Linha-2), Santa Cecília, Brás e Palmeira-Barra Funda (Linha 3-Vermelha).

Bicicletário e pára-ciclos grátis

Os pára-ciclos serão instalados em oito estações, com 20 vagas por unidade: Jabaquara (Linha 1-Azul); Belém, Penha, Vila Matilde, Artur Alvim (Linha 3-Vermelha); Capão Redondo, Campo Limpo e Vila das Belezas (Linha 5-Lilás). O uso dos bicicletários e dos pára-ciclos é gratuito e a operação dos dois serviços é de responsabilidade do Instituto Parada Vital, que conta com o apoio da Companhia Porto Seguro. No caso dos bicicletários, é preciso cadastrar-se apresentando documento com foto.

Uma etiqueta numerada de identificação será afixada na bicicleta e o usuário receberá um cartão de controle contendo a mesma numeração. Já os usuários dos pára-ciclos deverão levar cadeado e corrente próprios para prender o veículo.

Do Metrô

(M.C.)