Metrô vai contar a história dos times de futebol de SP

Serão expostas histórias de Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos

ter, 10/03/2009 - 16h36 | Do Portal do Governo

As estações do Metrô e da CPTM que levam os nomes dos grandes clubes de futebol de São Paulo ganharão museus que contarão a história desses times e imortalizarão seus ídolos. Essa é a proposta da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM), que reuniu nesta terça-feira, 10, dirigentes do Palmeiras, do Corinthians, do São Paulo e do Santos para apresentar o projeto ‘Encontros’, cujo objetivo é transformar as estações em espaços culturais já a partir do segundo semestre deste ano.

Segundo o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, o projeto ‘Encontros’ vai criar um novo ambiente para os usuários. “A idéia é que as estações sejam um espaço cultural, o que vai permitir que alguém andando pelo Metrô possa ter acesso à história da cidade de São Paulo, incluindo o futebol e os times que fazem parte dessa história”, afirmou Portella.

Hoje, o Metrô e a CPTM recebem por dia cerca de 5,4 milhões de usuários, número que chegará a 7,5 milhões em 2010.

As estações batizadas com os nomes dos times (Palmeiras-Barra Funda, Santos-Imigrantes, Corinthians-Itaquera, São Paulo-Butantã e Portuguesa-Tietê) terão três grandes espaços. Um deles contará a história oficial chancelada pelos próprios clubes. Outro trará os troféus com a fotografia do time-base que os conquistou. O terceiro espaço será o chamado ‘Hall da Fama’, que imortalizará os jogadores. “Esse é o que mais vai mexer com as torcidas, pois cada um que entrar lá vai ficar para sempre na estação”, explicou Portella.

Para não fazer injustiça com jogadores antigos, segundo o secretário, a eleição desses atletas ficará a cargo dos clubes, a fim de dar um caráter oficial à escolha. “Teremos o melhor jogador até a década de 1950, depois de 51 a 70, de 70 a 90 e de 90 a 2009. A cada 20 anos, o Metrô acrescentará alguém na história. Quem vai conduzir o processo é o clube, ouvindo a torcida.”

O museu do São Paulo será instalado provisoriamente na Estação Butantã do Metrô, a ser entregue em 2010. Em 2012, já em caráter definitivo, ficará na futura Estação São Paulo-Morumbi, na linha 4 do Metrô.

A ideia de transformar as estações em museus do futebol está inserida no escopo do projeto ‘Encontros’, que será objeto de um processo de licitação nos próximos meses. As diretrizes para a participação dos clubes na iniciativa estarão explícitas no edital de concorrência, que deverá ser publicado dentro de aproximadamente 30 dias, de acordo com o secretário Portella. Além dos espaços culturais, o vencedor da licitação poderá explorar a programação de TVs de plasma que serão instaladas nessas estações.

Ideia inovadora

Reunidos na manhã de hoje na sede da STM, os presidentes dos grandes times do Estado de São Paulo aprovaram a iniciativa da Secretaria. “O projeto valoriza a cultura da cidade e o futebol é um fenômeno cultural. É uma forma de humanizar os clubes, levando informações importantes e a história dos times e seus ídolos para os que transitam pelo Metrô”, disse o presidente do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo.

Na opinião do presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, a iniciativa chegou como uma surpresa. “É uma ideia inovadora, muito bem pensada para os times, e que agrada ao coração de quem passar por essas estações, sem ônus aos clubes, mas com ganho de imagem”, comentou o dirigente são-paulino. “O Governo do Estado está abrindo os olhos para o publico que passa pelo Metrô, transformando as estações em espaços culturais, que também trazem a história dos clubes, o que, para nós, é algo grandioso”, destacou o presidente do Corinthians, Andrés Sanches.

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos