Metrô, trens e ônibus intermunicipais têm esquema especial no feriado prolongado

Conheça as alterações e programe sua viagem

sex, 04/09/2009 - 14h00 | Do Portal do Governo

O Metrô, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU vão operar com esquemas diferenciados de circulação neste final de semana, por conta do feriado nacional da Independência. Conheça as alterações e programe sua viagem. 

Metrô 

Na sexta-feira, 4, o Metrô antecipa a saída para o feriado, visando atender aos usuários que utilizarão o transporte para chegar aos terminais rodoviários. Para isso, haverá maior oferta de trens nas linhas 1-Azul (Tucuruvi-Jabaquara) e 3-Vermelha (Palmeiras/Barra funda-Corinthians/Itaquera). 

No sábado, 5, e domingo, 6, a oferta de trens será como a de um final de semana habitual. No feriado, 7, os trens circularão como em um domingo, por conta da queda no número de usuários. Já na terça-feira, 8, haverá a atencipação da operação comercial e uma oferta maior de trens. Nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, a operação começará às 4h, e na 2-Verde, às 4h30. A Linha 5-Lilás terá operação habitual, igual um dia útil. 

CPTM 

A CPTM aproveita a queda de demanda registrada nos feriados prolongados para realizar manutenções em alguns trechos. Na extensão da Linha 7-Rubi (Francisco Morato-Jundiaí), haverá obras no túnel de Botujuru, no sábado, 5, das 20 horas à meia noite e o intervalo passará de 20 para 35 minutos nesse período. As obras prosseguem no feriado, 7, das 4 às 7 horas e das 20 horas à meia noite. Na mesma linha, entre Luz e Francisco Morato, haverá revisão da rede de energia entre 4 e 7 horas, na região de Franco da Rocha. O intervalo passará de 15 para 24 minutos. 

Na Linha 9-Esmeralda (Osaco-Grajaú), no domingo, 6, das 9 às 17 horas, haverá um esquema diferenciado de circulação com trens retornando de Presidente Altino, por conta de manutenções na região. Não haverá embarques ou desembarques em Osasco para os trens dessa linha. Entretanto, o usuário que precisar seguir viagem pode fazer integração gratuita com a Linha 8-Diamante em Presidente Altino, embarcar sentido Itapevi e seguir para Osasco. Os intervalos não serão alterados. 

Na Linha 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra), no sábado, 5, das 9h30 às 17h30, haverá manutenções no trecho entre Guapituba, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Por conta disso, de Mauá a Rio Grande da Serra, o intervalo passará de 15 para 24 minutos. 

Na extensão da Linha 11-Coral (Guaianazes-Estudantes), também no domingo, 6, das 20 horas à meia noite, haverá manutenção de rede de energia próxima à Jundiapeba. O intervalo passará de 12 para 20 minutos. 

Já na Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana), as mudanças ocorrerão durante toda a operação comercial do feriado, 7, com intervalos passando de 15 para 25 minutos por conta de manutenção entre Eng. Goulart e Comendador Ermelino. 

EMTU 

No sábado, 5, a frota de ônibus intermunicipal gerenciada pela EMTU/SP na Grande São Paulo oferecerá, em média, 75% das viagens dos dias úteis. No domingo e no feriado nacional de 7 de setembro haverá, em média, 50% das viagens que ocorrem em dias úteis. 

A Ouvidoria da EMTU não funciona aos sábados e domingos. O serviço, no entanto, terá plantão no feriado, atendendo aos usuários por telefone (0800 724 0555) das 7 às 19 horas. 

Do Metrô, CPTM e EMTU