Metrô treina profissionais sobre gestão de saúde e segurança

Iniciativa faz parte do programa de implementação da norma que controla riscos de acidentes e doenças ocupacionais

qua, 16/09/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

O Metrô investe constantemente na conduta e capacitação de seus funcionários. Para treinar seus 1.880 colaboradores sobre normas de gestão de saúde e segurança, a empresa desenvolveu, em parceria com a Digital SK (empresa franco-brasileira), um programa específico para controlar de forma ainda mais eficaz os seus riscos de acidentes e doenças ocupacionais. 

A iniciativa faz parte do plano de ações para a implementação da Norma OHSAS 18001:2007, que regulamenta as ações de gestão de segurança e saúde ocupacional.

A Digital SK desenvolveu uma solução de ensino de acordo com as necessidades do Metrô e criou uma estrutura pedagógica e um projeto de identidade visual. O conteúdo do curso foi oferecido nos formatos SCORM (conjunto unificado de padrões e especificações para conteúdo, tecnologias e serviços para e-learning, usado em projetos educacionais baseados na web) e HTML.   

O curso teve duração de uma hora e o objetivo foi conscientizar os participantes sobre a importância do papel de cada um para que o Metrô obtenha a certificação. O colaborador passou por duas avaliações com questões simples, que contribuíram para a fixação do conteúdo. Em alguns casos, quando necessário, foi possível refazer o treinamento e a avaliação final. O acompanhamento dos colaboradores foi feito semanalmente, garantindo assim, o cumprimento dos prazos. 

 “O colaborador pôde realizar o treinamento sem sair do seu local de trabalho, considerando seu ritmo e necessidades para sua aprendizagem. Foi possível, por exemplo, parar e rever conteúdo, refazer a avaliação de acordo com as necessidades individuais”, afirma João Marchesini Jr., coordenador de treinamentos institucionais do Metrô. 

Do Metrô