Metrô: Trânsito na Rua dos Pinheiros será liberado em 90 dias

Com a obra dentro do cronograma, até julho estará pronta a concretagem da laje de teto da futura estação Fradique Coutinho

ter, 02/05/2006 - 16h04 | Do Portal do Governo

Dentro de 90 dias, o Metrô liberará o trânsito de veículos no trecho interditado da rua dos Pinheiros, zona oeste da cidade, para obras da Linha 4 – Amarela. Com a obra dentro do cronograma pré-estabelecido, até julho serão realizados os trabalhos de concretagem da laje de teto da futura estação Fradique Coutinho, remanejamento das galerias de águas pluviais, reaterro e de reconstituição do pavimento da rua, quando o trânsito de veículos voltará ao normal.Já foram concluídas todas as paredes laterais da estação, 50% da laje de teto foi concretada e 90% das galerias de águas pluviais foram remanejadas do lado sul da obra, no sentido da futura estação Vila Sônia. No outro extremo da estação, em direção à Luz,  38% da escavação já foi concluída.

Obras em andamento e tráfego livre

Depois da liberação ao tráfego, a escavação do corpo da estação continuará sendo feita pelo método invertido de construção e o acesso de máquinas e operários será possível por meio de dois poços de 25 metros de profundidade, que serão escavados e transformados em acessos à futura estação Fradique Coutinho.As escavações tiveram início em 24 de julho de 2005 e até o momento cerca de 12 mil metros cúbicos de terra, o equivalente a mil caminhões basculantes, já foram retirados, de um total de 60 mil metros cúbicos. No local trabalham cerca de 200 operários, em dois turnos de dez horas cada.

“Tatuzão” passará pelo local

A estação Fradique Coutinho estará totalmente escavada até o final de dezembro de 2006, para que a máquina “shield”, popularmente chamada de “tatuzão”, possa passar em direção à Luz, a partir do canteiro de obras da estação Faria Lima, no largo da Batata.