Metrô terá esquema especial durante o Réveillon

Esquema atenderá os usuários que irão comemorar a virada do ano na avenida Paulista.

qua, 26/12/2007 - 12h35 | Do Portal do Governo

Na segunda-feira, dia 31 de dezembro, véspera do Réveillon, o Metrô funciona com esquema especial de operação.

Para atender os usuários que irão comemorar a virada do ano na avenida Paulista, os trens do Metrô circularão ininterruptamente nas linhas 1 – Azul (Jabaquara – Tucuruvi), 2- Verde (Alto do Ipiranga – Vila Madalena) e 3 – Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda). A Linha 5 – Lilás (Largo Treze – Capão Redondo) vai operar no horário normal (4h40 até a meia-noite).

Os passageiros do Metrô poderão embarcar e desembarcar até as duas horas da madrugada do dia 1º de janeiro em qualquer uma das estações que integram as linhas 1, 2 e 3, exceção feita à estação Trianon-Masp.

Após esse horário, o público que estiver comemorando o Reveillon na avenida Paulista poderá embarcar somente nas estações Paraíso, Brigadeiro e Clínicas. As demais estações metroviárias continuarão funcionando durante toda a madrugada, porém, somente para o  desembarque de usuários.

Estação Trianon-Masp será fechada às 19 horas

A estação Trianon-Masp da Linha 2-Verde será fechada às 19 horas do dia 31. A estação fica próxima do local onde acontecerá a festa da Paulista e, por medida de segurança, estará fechada para evitar que ocorram aglomerações. Ela será reaberta às 4h40 da terça-feira, dia 1º.

Operação reforçada

A atenção com a segurança dos usuários será a prioridade do Metrô durante a festa do Réveillon na Paulista. Para que todos possam  comemorar com tranqüilidade, a Companhia vai reforçar o efetivo do quadro operativo das estações e da segurança e contará com a  colaboração da Polícia Militar no policiamento nas entradas das estações Brigadeiro, Paraíso e Clínicas.

Durante toda a madrugada, os usuários que passarem pelo Metrô serão orientados por meio de mensagens sonoras nas estações e nos trens e por cartazes, afixados em pontos estratégicos nas estações. O Metrô recomenda aos usuários que adquiram antecipadamente o bilhete para a volta, evitando filas e perda de tempo.

O intervalo previsto entre um trem e outro será de 9 minutos na linha 1; 5 minutos na linha 2; e 8 minutos na linha 3. O Centro de Controle Operacional do Metrô pode aumentar imediatamente o número de trens em circulação se verificar um aumento expressivo da demanda.

Metrô antecipará a operação no dia 2, quarta-feira

Na quarta-feira, dia 2, nas linhas 1 e 3, os trens estarão rodando a partir das 4 horas. Na Linha 2, a antecipação será de 10 minutos e a operação comercial terá  início às 4h30. A Linha 5 entrará em operação em seu horário habitual, às 4h40.

Da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

(L.F.)