Metrô terá 61 novas escadas rolantes inteligentes na Linha 2-Verde

Novos equipamentos vão melhorar o fluxo de usuários nas estações

ter, 29/09/2009 - 14h00 | Do Portal do Governo

As estações da Linha 2-Verde (Vila Madalena-Alto do Ipiranga) do Metrô receberão 61 novas escadas rolantes “inteligentes”, que são mais rápidas e eficientes que os modelos atuais. A novidade já foi implantada na estação Alto do Ipiranga. 

Esses novos equipamentos funcionam com velocidade de 0,75 metro por segundo na subida e de 0,65 m/s para a descida, melhorando o fluxo de usuários na entrada e saída das estações e no acesso às plataformas. Testes realizados mostraram que esse aumento da velocidade não compromete a segurança e o conforto dos usuários. As escadas atuais operam com velocidade entre 0,5 e 0,65 m/s.

O novo sistema permite que o equipamento opere em diversas velocidades, conforme a demanda de usuários. Por exemplo, se ninguém a utilizar, a velocidade cai para 0,2 m/s, proporcionando economia de energia. 

As futuras estações da Linha 2-Verde (Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente) também receberão as novas escadas, em um total de 48. As outras 13 serão distribuídas nas estações do trecho entre Ana Rosa e Clínicas. 

Com a medida, o Metrô de São Paulo se iguala ao sistema utilizado em algumas cidades da Europa, como Londres, Paris e Madri, onde a velocidade de subida das escadas rolantes já é de 0,75 m/s na subida e de 0,65, na descida.

Do Metrô