Metrô tem estratégia especial de operação para os feriados

O esquema vai do dia 14/11 até 21/11, abrangendo os feriados dos dias 15/11 (Proclamação da República) e 20/11 (Dia da Consciência Negra)

qui, 15/11/2007 - 13h32 | Do Portal do Governo

Para facilitar os deslocamentos do paulistano durante o feriado prolongado de 15 a 20 de novembro, o Metrô preparou um esquema especial de operação, a partir de hoje, 14 de novembro, quarta-feira. Na saída para o feriado haverá aumento no número de viagens nas linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda).

Na Linha 1–Azul, das 6 às 9 horas (horário de pico da manhã), vão  circular 43 trens. No pico da tarde (das 17h30 às 20 horas), serão 32 composições, com um aumento de 14 viagens em relação a um dia útil normal. A Linha 2–Verde (Vila Madalena-Alto do Ipiranga) terá 15 trens em circulação nos horários de maior demanda. A oferta na Linha 3–Vermelha será de 42 composições nos picos da manhã e da tarde, com  28 trens circulando após as 20 horas, em vez de 25 (acréscimo de 10 viagens no total).

Na Linha 5– Lilás (Capão Redondo -Largo Treze), a oferta será idêntica a de um dia útil normal, com quatro trens nos horários de maior movimento.

Dia 15 de novembro, feriado

Na quinta-feira, dia 15, feriado da Proclamação da República, as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha terão oferta de trens de um domingo normal. Somente a Linha 5-Lilás não opera nos domingos e feriados.

Vale lembrar que o Bilhete Lazer (Bla) é válido durante os feriados nacionais e estaduais. O novo cartão é vendido por R$ 20, o que dá direito a 10 viagens, oferecendo uma economia de R$ 3 no total. O Bilhete Lazer é aceito tanto em bloqueios do Metrô quanto da CPTM e poderá ser utilizado em seqüência por mais de uma pessoa, sem restrições de acesso.

Dia 16 de novembro, ponte de feriado

A oferta de trens para a sexta-feira, dia 16, será semelhante a de um dia útil  nas quatro linhas do Metrô.

Dia 17  e 18 de novembro, sábado e domingo

Durante o final de semana, o Metrô mantém sua oferta normal de sábado e de domingo. O número de viagens programadas não será alterado.

Dia 19 de novembro, ponte de feriado

A oferta de trens para a segunda-feira, dia 19, será igual a de um dia útil. Nas linhas 2-Verde e 5-Lilás a operação comercial será normal.

Dia 20 de novembro, feriado

Na terça-feira, dia 20, feriado do Dia da Consciência Negra, as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha terão oferta de trens semelhante a de um sábado normal. Somente a Linha 5-Lilás não opera nos feriados.

Dia 21, quarta-feira (volta do feriado), terá antecipação da operação comercial e reforço operacional

Na quarta-feira, dia 21, a operação comercial do Metrô nas linhas 1 e 3 será antecipada em 40 minutos. Nestas duas linhas, os  trens vão circular a partir das 4 horas. Na  Linha 2, a antecipação será de 10 minutos e a operação comercial terá  início às 4h30. A Linha 5 entrará em operação em seu horário habitual, às 4h40.

A Linha 1 terá um aumento de 20 viagens em relação aos dias úteis. A Linha 2-Verde também será reforçada, com  8 viagens  a mais. Na Linha 3-Vermelha, o aumento será de 18 viagens. A oferta de trens e viagens na Linha 5 será a de um dia útil.

Jogo do Brasil no Morumbi

Também no dia 21, para os torcedores que assistirão o jogo da seleção brasileira pelas eliminatórias da Copa do Mundo, a operação comercial do Metrô será prorrogada nas linhas 1, 2 e 3 até a 1 hora, além de acréscimo no número de viagens.

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos