Metrô tem espaço voltado à cultura e arte

Iniciativa faz parte do Projeto Encontros, que será levado para outras estações

sáb, 23/05/2009 - 8h00 | Do Portal do Governo

Ao passar pela Estação Santa Cecília do Metrô, o usuário tem se deparado com algumas novidades no local. Um telão de cinema exibindo curtas e longas metragens num lounge, painéis que contam a história do bairro e telas de LCD com conteúdo cultural. Trata-se do Projeto Encontros, iniciativa da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) que leva atividades culturais e artísticas às estações.

O projeto será levado para outras 15 estações até 2010. A intenção, de acordo com o gerente de comunicação e marketing do Metrô, Marcelo Borg, é compartilhar cultura e informação com os usuários do transporte. “Queremos, acima de tudo, transformar as estações em espaços democráticos, onde pessoas possam marcar encontros e usufruir essas atrações”.

O espaço cultural oferece ainda biblioteca, revistaria, café, música, dança, poesia e estrutura para exposições temporárias de artes plásticas e fotografia. A primeira delas – 50 Razões para Rir – traz caricaturas do artista Toni D’Agostinho, com frases bem-humoradas de pensadores.

Nos painéis instalados nos corredores, além da história do bairro e da música popular brasileira, o público pode conferir a trajetória da literatura brasileira, desde a carta de Pero Vaz de Caminha até os dias atuais, passando pelos principais movimentos literários. As apresentações musicais acontecem todas as terças e quintas-feiras, sempre às 18h.

Nas 13 telas de LCD distribuídas no mezanino e plataforma, os usuários podem conferir a agenda cultural da cidade, informações de utilidade pública e drops em tempo real sobre trânsito, temperatura, cotação do dólar e até horóscopo. Além de um totem mostrando mapas da rede metropolitana de transportes e dos arredores de Santa Cecília, os usuários podem receber alertas e informações via celular quando passam pela estação.