Metrô: Site está disponível também para pessoas com deficiência visual

Além dessa facilidade, o site exibe um novo visual

qua, 11/01/2006 - 17h40 | Do Portal do Governo

O site do Metrô foi reformulado e traz uma novidade de grande valia para as pessoas com deficiência visual: o link “Metrô para Todos”, que possibilita que programas de áudio específicos efetuem a leitura da tela para o internauta. Dessa forma, quem tem dificuldade para enxergar pode ouvir as informações em todo o site.

Para que o áudio seja possível, é preciso ter um computador com sistema multimídia e instalar um dos programas leitores de tela, como o DosVox, software livre, que pode ser baixado gratuitamente, na página da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no endereço _www.ufrj.br/serviços/

_.

A navegação deve ser feita pela tecla TAB, selecionando-se o item de interesse para que o leitor de tela faça a dublagem do tema solicitado. As pessoas com curta visão também podem utilizar-se de /hardware/ ou /software/ para ampliar o texto ou recursos do próprio browser.

Novo Visual

Além dessa facilidade, o site exibe um novo visual, com ênfase na expansão da rede metropolitana, mapa de arredores das estações, tipos de bilhetes, opções culturais, além de incorporar as perguntas mais freqüentes (FAQ’s).

O site do Metrô conta com cerca de 12 mil internautas cadastrados, que recebem notícias sobre tudo o que acontece nas estações e nas obras, bem como as principais atrações e eventos da cidade, aos quais o Metrô pode levar a população.

A disponibilidade do acesso dos portadores de deficiência visual ao site segue recomendação do Comitê de Qualidade de Gestão Pública – CQGP, órgão do Governo do Estado, que estabeleceu regras e diretrizes para os sites da administração pública estadual.

Departamento de imprensa do Metrô