Metrô simula incêndio em estação da zona norte de SP

Teste será realizado pela manhã e não vai interferir na operação dos trens

qui, 28/05/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

O Metrô vai realizar uma simulação de incêndio e salvamento na estação Carandiru (Linha 1-Azul, que vai do Jabaquara ao Tucuruvi) nesta quinta-feira, 28. Antes do início do treinamento, marcado para às 10h45, todos os usuários serão avisados pelo sistema de som.

O objetivo da ação é avaliar a atuação conjunta da brigada de emergência do Metrô com os bombeiros, além de aproximar os militares das particularidades do sistema metroviário.

O exercício vai começar quando funcionários do local perceberem que uma escada rolante possui um princípio de incêndio. O aparelho será desligado e isolado, conforme o procedimento de emergência do Metrô.

Para aproximar o teste da realidade, uma fumaça à base de glicerina – não tóxica – será produzida e espalhada pelo local. Isso vai permitir que os passageiros que estiverem na estação acompanhem a simulação.

Com a fumaça detectada, os brigadistas da estação e os bombeiros serão acionados. Cinco “usuários”, que na verdade são atores contratados para o treinamento, serão vítimas da ocorrência. O socorro aos figurantes será iniciado pelos brigadistas e os bombeiros continuam o atendimento na seqüência. Integrantes da Defesa Civil e do SAMU também participam do treino.

A previsão é de que toda essa movimentação dure cerca de quinze minutos. Cerca de 25 mil pessoas circulam pela estação Carandiru por dia. Em 21 anos de parceira entre o Metrô e o Corpo de Bombeiros, já foram realizados 37 exercícios de simulado de incêndio e salvamento.