Metrô seleciona empresa para elaborar projeto financeiro para a Linha 20-Rosa

Estudo vai ajudar a atrair capital para a construção da linha de metrô que vai ligar a Lapa ao ABC

sáb, 13/11/2021 - 12h20 | Do Portal do Governo

O Metrô publicou neste sábado (13), a homologação do vencedor da licitação para contratar o Financial Advisory, que irá desenvolver os estudos do modelo econômico-financeiro e jurídico para a implantação da Linha 20-Rosa, que vai ligar a Lapa ao ABC Paulista, passando por São Bernardo do Campo e Santo André.

O Consórcio Logit-QueirozMaluf-Almeida&Fleury-EGT foi selecionado e terá nove meses, a partir da assinatura do contrato, para elaborar os estudos.

A ideia é que o projeto apresente soluções inovadoras, para atrair a participação de investidores na implantação da Linha 20-Rosa. Isso passa pela proposição de alternativas de exploração comercial e imobiliária ao longo do trajeto da linha, das estações e dos pátios de estacionamento de trens e de manutenção, bem como os aspectos jurídicos e legais, incluindo os processos de desapropriações de imóveis.

Além de propor o modelo, os serviços do Financial Advisory também envolvem a prospecção de investidores (market souding).

A Linha 20-Rosa terá uma extensão de 31 km, com 25 estações e 2 pátios de manutenção, entre as estações Santa Marina e Santo André, passando também pelas regiões da Lapa, Pinheiros, Faria Lima, Rebouças, Moema, Cursino e São Bernardo do Campo, com conexão direta a diversas linhas de transporte sobre trilhos. Atualmente, o Metrô desenvolve o projeto funcional (primeiro projeto de uma linha) e estudos auxiliares, como Investigação Geotécnica e Sondagens.