Metrô: Secretaria entrega estação Chácara Klabin

Será nesta terça-feira, dia 9

sex, 05/05/2006 - 19h45 | Do Portal do Governo

Na próxima terça-feira, dia 9, às 10 horas, a secretaria dos Transportes Metropolitanos entregará ao público a estação Chácara Klabin da Linha 2-Verde do Metrô, localizada na rua Vergueiro, altura do número 3.800.       

A estação Chácara Klabin faz parte do novo trecho, com três quilômetros de extensão, da Linha 2-Verde do Metrô, entre as estações Ana Rosa e Imigrantes (entregue pelo ex-governador Geraldo Alckmin, no último dia 30 de março). A previsão é de que com a operação comercial das duas estações (Imigrantes e Chácara Klabin) haverá  40 mil novos usuários no sistema metroviário.     

Implantada sob o viário da rua Vergueiro (trecho já liberado ao tráfego) e parte em área desapropriada em frente ao Liceu Pasteur, a estação Chácara Klabin tem 13.285,20 m² de área construída. Conta com dois acessos (um de cada lado do viário), uma bilheteria, oito bloqueios, sete escadas fixas, seis escadas-rolantes e três elevadores especiais para pessoas portadoras de deficiência física.  

A exemplo da vizinha Imigrantes, a estação Chácara Klabin apresenta várias inovações tecnológicas, como escadas rolantes “inteligentes”, bilheterias blindadas, circuito interno de TV de alta definição, validadores de Bilhete Único e piso tátil, que, junto com os elevadores especiais, permite autonomia total de locomoção de pessoas com mobilidade reduzida.

As obras da estação Chácara Klabin foram iniciadas em 24 de junho de 2004. A obra bruta foi concluída no final do ano passado e, simultaneamente, teve início a fase de acabamento da estação.       

“As estruturas dessa estação já estão preparadas para receber futuramente os trilhos do prolongamento da Linha 5, que atualmente opera o trecho entre as estações Capão Redondo e Largo Treze, em Santo Amaro”, ressalta o presidente do Metrô, Luiz Carlos David.           

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô – Departamento de Imprensa