O número de denúncias recebidas via SMS pelo metrô e pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) vem aumentando a cada dia. Em 2012, o Metrô recebeu 69.991 reclamações pelo SMS-Denúncia (número 97333-2252). Na CPTM, o serviço SMS-Denúncia (97150 4949) registrou 21.216 denuncias no ano passado.
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O serviço rendeu ao Metrô o prêmio da União Internacional dos Transportes Públicos na categoria Inovação em Serviços ao Cliente. A premiação foi concedida pelo trabalho “Uso inovador de novas tecnologias de informação: colaboração dos usuários para melhorar a operação de trens e estações”.
Além disso, as denúncias auxiliam na análise das ocorrências fazendo com que a CPTM e o Metrô possam atuar de forma preventiva para reduzir a incidência dos problemas apontados.
As reclamações mais frequentes no Metrô são sobre comércio irregular; comportamento inadequado e presença de pedintes. Na CPTM, poluição sonora (usuários que ouvem músicas com volume muito alto); comportamento inadequado e comércio Ambulante.
Do Portal do Governo do Estado