Metrô reforça frota de trens nas semanas do Natal e Ano Novo

Confira a programação e escolha o melhor horário para utilizar o sistema metroviário

seg, 21/12/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

O Metrô divulga esquema especial de operação com reforço do número de trens em operação nas semanas do Natal e Ano Novo. Para atender a população que voltará de viagem, as estações abrirão mais cedo nos dias 28 de dezembro e 4 de janeiro. Confira a programação e escolha o melhor horário para utilizar o sistema metroviário.

Na quarta-feira, 23, o número de trens em circulação será maior do que o habitual no período noturno, nas Linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda). Serão ofertadas 14 viagens a mais na Linha 1 e 10 viagens a mais na Linha 3.

Para a véspera do Natal, 24, o Metrô programou um esquema especial de operação nas suas quatro linhas. Na linha 1-Azul, circularão 37 trens no pico da manhã e 33 trens no horário de vale e no pico da tarde. Na Linha 2-Verde, circularão oito trens o dia todo, com quatro trens reserva para qualquer eventualidade.

Na Linha 3-Vermelha, circularão 40 trens no pico da manhã e 35 trens no horário de vale e no pico da tarde. Na Linha 5-Lilás, circularão quatro trens o dia todo.

Na sexta-feira, 25, a frota que estará em circulação será semelhante a de um domingo. Na Linha 1, 16 trens circularão no período da manhã e 17 à tarde. Na Linha 2-Verde (Alto do Ipiranga-Vila Madalena) oito composições serão disponibilizadas durante toda a operação.

Na Linha 3, serão colocados em circulação 15 trens no período da manhã e 17 trens no turno da tarde. Na Linha 5, três composições estarão em operação ao longo de todo o dia.

No sábado, 26, e no domingo, 27, as frotas em operação serão semelhantes às utilizadas nos finais de semana, porém, durante a operação, caso ocorra a necessidade de reforço da frota, composições estacionadas em pontos estratégicos das linhas entrarão em circulação.

Retorno do feriado de Natal

Na segunda-feira, 28, para atender os usuários que retornam de viagem, o Metrô antecipará em quarenta minutos o horário de aberturas das estações nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, nas quais a operação terá início às 4 horas.

Na Linha 2-Verde, a abertura das estações acontece dez minutos antes do habitual, às 4h30. Na Linha 5-Lilás, a operação terá início como de costume, às 4h40.

Na terça-feira, 29, a oferta de viagens será equivalente a de um dia útil, sem alterações nas frotas em operação. Já na quarta-feira, 30, o Metrô começa a reforçar a frota e oferece mais viagens aos usuários no período da noite.

Na Linha 1, serão oferecidas 14 viagens a mais e na Linha 3, 10 viagens.

Esquema especial para a noite do Réveillon

No dia 31, as estações Paraíso, Brigadeiro e Consolação permanecerão abertas ininterruptamente, durante toda a madrugada do dia 1º, para embarque e desembarque.

Já a estação Trianon-Masp será fechada às 19 horas do dia 31 e reaberta às 4h40 do dia 1º.Todas as demais estações das linhas 1, 2 e 3 permanecerão abertas para embarque e desembarque até as 2 horas do dia 1º. Após esse horário, os usuários poderão somente desembarcar nestas estações. Às 4h40 do dia 1º, todas as estações reabrem para embarque e desembarque.

Durante a madrugada do dia 1º, serão mantidos em circulação nove trens na Linha 1-Azul, oito composições na Linha 2-Verde e nove trens na Linha 3-Vermelha. O funcionamento das estações da Linha 5-Lilás não sofrerá alteração. A operação será encerrada à 0h00 do dia 31 e reiniciada às 4h40 do dia 1º.

Operação nos dias 1,2 e 3 de janeiro

Nos primeiros dias de 2010, todas as linhas do Metrô funcionarão normalmente, atendendo os usuários nos horários habituais de operação. As frotas programadas para circular em todas as linhas serão equivalentes às utilizadas nos fins de semana.

Retorno do feriado de Ano Novo

Na segunda-feira, 4, o início da operação do Metrô volta a ser antecipada nas linhas 1,2 e 3. Nas Linhas 1-Azul e 3-Vermelha, os usuários poderão embarcar a partir das 4 horas. Na Linha 2-Verde, a abertura das estações acontece às 4h30.

Na Linha 5-Lilás, a operação terá início às 4h40. Em razão da antecipação da operação nesse dia, foram programadas 1.162 viagens na Linha 1, 16 a mais do que o habitual, 772 viagens na Linha 2, oito a mais do que normalmente acontece e 1.233 viagens na Linha 3, 16 a mais do que ocorre numa típica segunda-feira. Na Linha 5, a oferta programada é a usual para esse dia, de 408 viagens.

Do Metrô