Metrô reduziu em 79% ocorrências policiais

A Companhia dispõe em seu quadro operativo de 1.006 agentes de segurança

ter, 04/12/2007 - 12h30 | Do Portal do Governo

O Metrô de São Paulo, empresa vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, reduziu em 79%, nos últimos nove anos, as ocorrências policiais registradas dentro do sistema metroviário, que o coloca entre os mais seguros e melhores do mundo.

Em 1998 foram registradas 9,7 ocorrências de segurança por milhão de passageiros transportados. Em 2007 foram registradas 2 ocorrências por milhão de passageiros transportados. Esses resultados, demonstram uma queda de 79% no registro de ocorrências de furtos e tentativas de furtos, roubos e tentativas de roubos aos usuários e às bilheterias, desentendimentos entre usuários, vandalismo e confrontos entre torcedores de futebol, entre outros tipos de ocorrências.  

A Companhia dispõe em seu quadro operativo de 1.006 agentes de segurança, que têm como principais atribuições zelar pela segurança do usuário, patrimônio e sistema operacional, coibir ações de infratores, prestar atendimento de primeiros socorros, operar equipamentos de fluxo das estações, encaminhar ocorrências aos órgãos competentes, elaborar relatórios e boletins de ocorrência e colaborar com a polícia local.

Para exercer todas essas atividades, os agentes de segurança realizam um treinamento durante três meses para entrada na Companhia. Após esse período, a cada três meses, os funcionários passam por um treinamento geral e mensalmente acontece uma reciclagem física, cujo conteúdo envolve técnicas de imobilização.

Desde o último mês de setembro, está em operação plena o Centro de Controle para Segurança Pública do Metrô (CCS), um espaço específico para apoiar as estratégias de segurança pública nas estações e trens. O CCS c onta com 860 câmeras, sendo que 228 são câmeras digitais de última geração.  

Do Metrô

(M.C.)