Metrô recebe propostas para modernização de três linhas

Propostas de concorrência técnica internacional foram abertas no último dia 7

qua, 14/11/2007 - 9h02 | Do Portal do Governo

A Companhia do Metrô recebeu e abriu, no dia 7 deste mês, propostas comerciais e técnicas de uma concorrência pública internacional para a modernização dos sistemas de sinalização e telecomunicação das linhas 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi), 2-Verde (Alto do Ipiranga – Vila Madalena) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda).

Quatro interessados apresentaram propostas: a Alstom do Brasil, o Grupo Siemens, a MPE – Montagem e Projetos Especiais e um consórcio formado pelas empresas Thales e Tejofran. Por se tratar de concorrência internacional, serão seguidos os procedimentos fixados pelo Banco Mundial e pelo Banco Japonês para a Cooperação Internacional (JBIC, na sigla em inglês), como o sigilo das condições comerciais e dos valores propostos.

Plano de Expansão

A fase atual da concorrência é a de análise das propostas, e o resultado será conhecido até o final do ano. O processo de modernização dos sistemas de sinalização e telecomunicação das linhas 1, 2 e 3 faz parte do Plano de Expansão 2007-2010 da Secretaria de Transportes Metropolitanos.

A conclusão desse processo, no caso do sistema de sinalização, permitirá a redução do intervalo entre trens nas três linhas mais exigidas do sistema metroviário. Serão oferecidas mais composições em todos os horários, e o conforto dos passageiros terá ganho expressivo. A melhoria do sistema de telecomunicação possibilitará comunicação mais eficiente do Metrô com seus usuários.

Da Companhia do Metrô

(I.P.)