Metrô recebe primeiro novo trem do Plano de Expansão

Vagões têm ar condicionado, câmeras e portas maiores

sáb, 28/03/2009 - 16h27 | Do Portal do Governo

O governador José Serra e o secretário dos Transportes Metropolitanos José Luiz Portella entregaram neste sábado, 28, o primeiro novo trem do Metrô, como parte do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano. Ao longo dos próximos oito meses, outros 15 trens novos serão incorporados à Linha 2-Verde. Com capacidade para transportar 2 mil passageiros, o trem integra um grupo de 47 novas composições do Metrô que entrarão em circulação até 2010.

“Este é o primeiro de 47 trens que virão para as linhas do Metrô. Ele conta com todas as modernizações, como ar condicionado, quatro câmeras de segurança por vagão e plena acessibilidade para as pessoas com deficiência física”, observou o governador após conferir o novo trem. Serra disse que a nova composição tem menor nível de ruído, “o que permite que as pessoas possam conversar dentro do vagão”. O governador destacou ainda que o trem vai aumentar muito o conforto dos passageiros do metrô de São Paulo.

Entre as novidades estão dispositivos que aumentam o conforto e a segurança dos passageiros. Há ar condicionado em todos os vagões; o nível de ruído foi reduzido; as portas são mais largas para facilitar o embarque e desembarque; quatro câmeras de segurança internas e uma externa monitoram a operação; e os freios são antideslizantes e antiderrapantes, para garantir uma parada suave. O design externo, mais limpo e com a nova comunicação visual nas cores da Linha 2-Verde, é outro atrativo do trem.

Os novos trens são mais eficientes e têm menor custo de manutenção, com motores de tração em corrente alternada que possibilita economia de energia, com regeneração energética até 30% superior a de trens convencionais. A nova tecnologia também aumenta a interface do operador com a máquina, graças a um dispositivo digital que monitora todos os equipamentos. O investimento total no lote para a Linha 2-Verde é de R$ 499 milhões, ou R$ 31,2 milhões por unidade.

Segurança

As imagens gravadas pelas cinco câmeras do trem são transmitidas ao vivo para um monitor na cabine do operador. A composição também possui um sistema de detecção de fumaça e conta com dispositivos para minimizar impactos, como duplo sistema de amortecimento. Além disso, o pega-mão (localizado próximo às portas) tem pintura fluorescente, para casos de queda de energia. Outra novidade é o sistema de som digital dentro do trem, que melhora a qualidade das mensagens que são transmitidas aos passageiros.

Conforto

O ar condicionado, reivindicação antiga dos usuários, tornará as viagens bem mais agradáveis. Será possível conversar normalmente já que o nível de ruído foi reduzido com as novas janelas. Quem fica de pé pode utilizar o grande pega-mão central e está livre dos movimentos bruscos, já que os freios antideslizantes e antiderrapantes proporcionam paradas mais suaves, sem prejudicar a velocidade de circulação, principalmente em dias de chuva. Quem vai sentado ganha mais espaço para se acomodar, já que os equipamentos auxiliares e extintores de incêndio foram colocados embaixo dos bancos. 

Acessibilidade

As portas do novo trem tiveram sua largura aumentada de 1,3 para 1,6 metros, facilitando o fluxo de embarque e desembarque. Acima das portas centrais há um ‘mapa dinâmico’ que indica, por meio de sinais luminosos, a localização do trem, auxiliando pessoas com deficiência auditiva. Um sistema de leds (luzes coloridas) indica a posição atual do trem e sua próxima parada. No primeiro vagão, onde acontece o embarque preferencial, há comunicação em Braille para pessoas com deficiência visual. Além dos assentos preferenciais para gestantes, idosos e passageiros com mobilidade reduzida, o trem tem um banco para obesos com espaço equivalente ao de dois assentos comuns.

Linha 2-Verde

Inaugurada em 1991, a Linha 2-Verde está em plena expansão; e além dos novos trens, ganhará mais três estações: Sacomã (com inauguração prevista para dezembro próximo), Tamanduateí e Vila Prudente (previstas para março de 2010). Hoje, o percurso fica entre as estações Vila Madalena e Alto do Ipiranga. Quando concluída, a linha ganhará mais 3,9 quilômetros, passando para 14,6 quilômetros de extensão. Com isso, a estimativa é que se transporte o dobro de passageiros. Hoje, mais de 400 mil pessoas circulam pela Linha 2- Verde. Em 2010, serão 850 mil.

Expansão SP

Até 2010, o Plano de Expansão do Transporte Metropolitano receberá do Governo do Estado de São Paulo R$ 20 bilhões, o maior investimento já realizado no setor. Um dos principais objetivos é quadruplicar o número de linhas com qualidade de metrô, dos atuais 61,3 km para 240 km, sendo 160 km em forma de metrô da superfície, na CPTM.

Além da expansão das linhas, os recursos já estão sendo utilizados para a compra de 107 novos trens, a reforma das composições antigas e a implantação de um novo sistema de sinalização. Com o plano consolidado, o número de pessoas que se deslocam pelo sistema metro-ferroviário, nas três regiões metropolitanas, aumentará em 55% e o tempo de viagem diminuirá em 25%. 
 
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