Metrô recebe primeiro novo trem da linha 2-Verde

O novo trem, de seis carros, com capacidade para transportar 2.000 passageiros

qui, 11/12/2008 - 15h20 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, 11, o governador José Serra acompanhou a chegada ao pátio de manutenção de Itaquera e vistoriou a cabine do primeiro de 47 trens adquiridos por meio do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano e que integra o lote de 16 composições que começarão a circular gradativamente na Linha 2-Verde do Metrô.

“Estes trens têm muitas vantagens: maior acessibilidade, ar condicionado, mais segurança e mais espaço, ou seja, mais conforto. Faz parte do trabalho de modernização que nós estamos fazendo tanto para o Metrô quanto para a CPTM. Na verdade, o Metrô melhora não apenas com as novas linhas, mas com novos e mais modernos trens.”, disse o governador.

José Serra também anunciou que no ano que vem haverá portas de acesso aos trens nas estações mais movimentadas. “Será uma porta na plataforma que ficará fechada quando o trem não estiver na estação. Ela só será aberta quando o trem estiver parado.” Finalizou dizendo que “Esta é a maior compra de trens que já se fez em São Paulo, no Brasil e uma das maiores do mundo.”

O novo trem, de seis carros, com capacidade para transportar 2.000 passageiros, tem equipamentos de ponta e é totalmente adaptado para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Tem também novidades como ar-condicionado em todos os carros; 4 câmeras de segurança em cada carro e uma no exterior de cada vagão líder; melhorias que reduzirão o nível de ruído nas cabines; um grande pega-mão central que atravessará todo o vagão; portas mais largas, para facilitar o embarque e desembarque; freios antideslizantes e antiderrapantes que garantem uma parada suave..

Uma divisória transparente de policarbonato separa a cabine do condutor do salão de passageiros, permitindo a visualização da cabine pelos usuários e a do interior do vagão pelo operador. O sistema Data-Bus, via comunicação digital, possibilita o controle e monitoramento de todos os equipamentos da composição. As informações sobre falhas ou anormalidades são indicadas em uma tela no painel de comando da cabine do condutor.

O sistema de monitoramento em tempo real, composto por quatro câmeras instaladas no interior de cada carro, além de duas externas, grava imagens que são transmitidas ao vivo para um monitor na cabine do operador. O pega-mão, localizado na região das portas, tem pintura fluorescente, para casos de queda de energia.

O trem também tem sistema de detecção de fumaça interligado às câmeras de monitoramento. Em caso de emergência, a câmera correspondente é acionada e a imagem aparece no monitor de vídeo da cabine. Além disso, há dispositivos para minimizar impactos, como engates de cabeceira e entre carros com duplo sistema de amortecimento.

Os trens terão maior eficiência e menor custo de manutenção, com motores de tração em corrente alternada que possibilitam economia de energia, com regeneração energética até 30% superior a de trens convencionais.  Antes de entrarem em operação, as novas unidades passarão por testes estáticos (estacionados) e dinâmicos (em circulação).

Conforto

O projeto dos novos trens tem como principal característica proporcionar mais conforto para os usuários que viajarão em cabines com ar-condicionado. Será possível conversar normalmente no trem, pois o nível de ruído externo que entra no salão foi reduzido com a troca de janelas basculantes por fixas. A comunicação com os passageiros será feita por meio de um sistema digital com mensagens pré-gravadas, aumentando a qualidade do serviço.

Os passageiros que viajam em pé poderão utilizar um grande pega-mão central, uma barra longitudinal no teto que atravessa o carro todo. Os freios das novas composições são dos tipos antideslizante e antiderrapante, o que proporciona paradas mais suaves sem prejudicar a velocidade de circulação, principalmente em dias de chuva.

Algumas modificações no layout interno, como a acomodação de equipamentos auxiliares e extintores de incêndio embaixo dos bancos, proporcionaram a ampliação do espaço para os usuários. O design externo, mais limpo e com a nova comunicação visual nas cores da Linha 2-Verde, é mais um atrativo do trem.

Acessibilidade

As portas do novo trem tiveram sua largura aumentada de 1,3 m para 1,6 m, facilitando os fluxos de embarque e desembarque. Acima das portas centrais há um ‘mapa dinâmico’ que indica, por meio de sinais luminosos, a localização do trem, auxiliando pessoas com deficiência auditiva. Um sistema de leds indicará a posição atual do trem e sua próxima parada. Na 2ª porta do vagão-líder, onde é realizado o embarque preferencial, há comunicação em Braille com o número do carro indicando a localização para pessoas com deficiência visual. Além dos assentos preferenciais para gestantes, idosos e passageiros com mobilidade reduzida, cada vagão-líder terá um banco para pessoas obesas, com espaço equivalente a dois assentos comuns, porém sem a divisória central.

Expansão SP

Até 2010, o Plano de Expansão do Transporte Metropolitano receberá do Governo do Estado de São Paulo R$ 20 bilhões, o maior investimento já realizado no setor. Um dos principais objetivos é quadruplicar o número de linhas com qualidade de metrô, dos atuais 61,3 km para 240 km, sendo 160 km em forma de metrô da superfície, na CPTM.

No Metrô, além da expansão das linhas, os recursos serão utilizados para comprar novos trens, reformar composições antigas e implantar um novo sistema de sinalização. Com o plano consolidado, o número de pessoas que se deslocam pelo sistema metroferroviário, nas três regiões metropolitanas, aumentará em 55% e o tempo de viagem diminuirá em 25%.