Metrô recebe o segundo novo trem

Ao longo dos próximos oito meses, outros 14 trens novos serão incorporados à Linha 2-Verde

qui, 30/04/2009 - 18h31 | Do Portal do Governo

O Governador José Serra e o Secretário dos Transportes Metropolitanos José Luiz Portella entregaram o segundo novo trem do Metrô, como parte do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano.

O primeiro foi apresentado à população em 28 de março. Ao longo dos próximos oito meses, outros 14 trens novos serão incorporados à Linha 2-Verde. O

Com capacidade para transportar 2 mil passageiros, esta composição integra um grupo de 47 que entrarão em circulação até 2010. Há ar condicionado em todos os vagões; o nível de ruído foi reduzido; as portas são mais largas para facilitar o embarque e desembarque; quatro câmeras de segurança internas e uma externa monitoram a operação em cada vagão; e os freios são antideslizantes e antiderrapantes, para garantir uma parada suave. O design externo, mais limpo e com a nova comunicação visual nas cores da Linha 2-Verde, é outro atrativo do trem.

“Conforto, ar-condicionado, totalmente adaptado para pessoas com deficiência física, menos ruído, portas maiores, facilidade para se acomodar sentado ou de pé. Realmente é um avanço enorme que nós estamos fazendo. É a maior compra de trens que já se fez em São Paulo”. disse Serra

Os novos trens são mais eficientes e têm menor custo de manutenção, com motores de tração em corrente alternada que possibilita economia. O investimento total no lote para a Linha 2-Verde é de R$ 499 milhões, ou R$ 31,2 milhões por unidade.

Segurança

As imagens gravadas pelas 26 câmeras do trem são transmitidas ao vivo para um monitor na cabine do operador. A composição também possui um sistema de detecção de fumaça e conta com dispositivos para minimizar impactos, como duplo sistema de amortecimento. Além disso, o pega-mão (localizado próximo às portas) tem pintura fluorescente, para casos de queda de energia. Outra novidade é o sistema de som digital dentro do trem, que melhora a qualidade das mensagens que são transmitidas aos passageiros.

Conforto

O ar condicionado, reivindicação antiga dos usuários, tornará as viagens bem mais agradáveis. Será possível conversar normalmente já que o nível de ruído foi reduzido com as novas janelas. Quem fica de pé pode utilizar o grande pega-mão central e está livre dos movimentos bruscos, já que os freios antideslizantes e antiderrapantes proporcionam paradas mais suaves, sem prejudicar a velocidade de circulação, principalmente em dias de chuva. Quem vai sentado ganha mais espaço para se acomodar, já que os equipamentos auxiliares e extintores de incêndio foram colocados embaixo dos bancos.

Acessibilidade

As portas do novo trem tiveram sua largura aumentada de 1,3 para 1,6 metros, facilitando o fluxo de embarque e desembarque. Acima das portas centrais há um ‘mapa dinâmico’ que indica, por meio de sinais luminosos, a localização do trem, auxiliando pessoas com deficiência auditiva. Um sistema de leds (luzes coloridas) indica a posição atual do trem e sua próxima parada. No primeiro vagão, onde acontece o embarque preferencial, há comunicação em Braille para pessoas com deficiência visual. Além dos assentos preferenciais para gestantes, idosos e passageiros com mobilidade reduzida, o trem tem um banco para obesos com espaço equivalente ao de dois assentos comuns.

Linha 2-Verde

Inaugurada em 1991, a Linha 2-Verde está em plena expansão; e além dos novos trens, ganhará mais três estações: Sacomã (com inauguração prevista para dezembro próximo), Tamanduateí e Vila Prudente (previstas para março de 2010). Hoje, o percurso fica entre as estações Vila Madalena e Alto do Ipiranga. Quando concluída, a linha ganhará mais 3,9 quilômetros, passando para 14,6 quilômetros de extensão. Com isso, a estimativa é que se transporte o dobro de passageiros. Hoje, mais de 400 mil pessoas circulam pela Linha 2- Verde. Em 2010, serão 850 mil.