Metrô realiza último encontro de túneis nas obras da Linha Verde

Rota vai receber mais de 800 mil passageiros por dia quando trecho estiver pronto

seg, 26/10/2009 - 9h57 | Do Portal do Governo

Atualizado às 18h

O Metrô realizou nesta segunda-feira, 26, o último encontro de túneis da Linha 2-Verde, extensão entre Sacomã e Vila Prudente. A escavação liga as futuras estações Vila Prudente e Tamanduateí.

As obras de ampliação têm 3,9 km de vias e três estações: Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente. A demanda diária da Linha Verde saltará de 420 mil passageiros para 835 mil quando o trecho for concluído. As obras estão em ritmo acelerado e a estação Sacomã será entregue em dezembro deste ano.

Com essa ação mais uma etapa do Plano de Expansão foi concluída, seguindo o cronograma de obras da Linha 2-Verde.

Plano de Expansão

Hoje, o Metrô passa pela maior transformação de sua história. Três novas linhas estão em construção. Outras quatro em fase de projeto. Desta forma, até 2010 a abrangência da rede será quadriplicada. Além disso, 41 novos trens estão a caminho (cinco já foram entregues) e 98 da frota atual passarão por uma reforma completa. O investimento faz parte do pacote de R$ 20 bilhões do Governo do Estado, por meio do Plano de Expansão dos Transportes Metropolitanos.

História

O Metrô foi fundado em 1968. Em 14 de setembro de 1974, entrou em funcionamento o primeiro trecho, de sete quilômetros, entre as estações Jabaquara e Vila Mariana. Na época, o Metrô ficava aberto de segunda à sexta-feira, das 9h às 13h, transportando pouco mais de 2,5 mil pessoas.

De lá para cá, a rede cresceu para os atuais 61,3 quilômetros, com 55 estações e uma das maiores capacidades operacionais do mundo, com 11,7 milhões de usuários por quilômetro de linha. O Metrô passa por uma auditoria internacional, anualmente, e é considerado um dos mais eficientes e seguros do mundo.

Também lidera a pesquisa “Imagem dos Transportes na Região Metropolitana de São Paulo”, realizada pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). Numa enquete mais recente, feita em 2008 pela LPM-Pesquisas, alcançou 82% de avaliação excelente/bom.

Do Metrô e do Portal do Governo do Estado de São Paulo