Metrô realiza Simulação de Incêndio e Salvamento na estação Imigrantes

O evento acontece para avaliar a atuação integrada entre a Brigada de Emergência do Metrô e o Corpo de Bombeiros

qui, 06/12/2007 - 9h12 | Do Portal do Governo

O Metrô realiza hoje (dia 6), às 10h30, um simulado de incêndio e salvamento na estação Imigrantes, da Linha 2-Verde (Alto do Ipiranga-Vila Madalena). Antes do início do exercício, os usuários do Metrô serão informados sobre esse treinamento por meio do sistema de som de todas as 55 estações e trens.

O evento começa a partir da geração de fumaça no interior de um trem que sairá da estação Chácara Klabin com destino à estação Imigrantes. A fumaça será conseqüência de um princípio de incêndio no interior do primeiro carro de uma composição. Para obter todo o efeito necessário ao treinamento, os bombeiros usarão uma máquina portátil de geração de fumaça.

Etapas do simulado

De acordo com o roteiro, seis atores participarão como figurantes no simulado de incêndio. Dois deles vão estar no interior do primeiro carro e sofrerão queimaduras e asfixiamento. Imediatamente, os brigadistas da estação Imigrantes irão retirar as vítimas do interior do carro. Na seqüencia,   socorrerão os demais figurantes que terão mal-súbito, mas sairão andando do interior do trem para a plataforma. Todas as vítimas serão conduzidas até o Posto de Atendimento Pré-Hospitalar para atendimento e avaliação pelos brigadistas.

A previsão é de que toda esta movimentação dure de 10 a 15 minutos. Após a realização do simulado, o Metrô e o Corpo de Bombeiros avaliarão o exercício. O simulado vai envolver, além dos funcionários do Metrô, bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil, totalizando 100 participantes.

Do Metrô

(M.C.)