Metrô realiza 1º encontro de túneis nas obras de expansão da Linha 5-lilás

Túnel em construção será conectado com o túnel de manobras da estação Largo Treze

qui, 15/12/2011 - 12h00 | Do Portal do Governo

O Metrô realiza nesta quinta-feira, dia 15, a primeira ligação do túnel em escavação para a expansão da Linha 5-Lilás. A ligação de túneis acontecerá no trecho entre o “poço de serviço Delmiro Sampaio” e o túnel de manobras já existente na estação Largo Treze. Ao todo serão 93 metros. O evento terá início às 16h, no canteiro de obras localizado na avenida Adolfo Pinheiro (altura do nº44), esquina com a rua Delmiro Sampaio.

A partir do “poço de serviço Delmiro Sampaio” até a estação Adolfo Pinheiro já são 150 metros escavados. No sentido contrário (Adolfo Pinheiro-Delmiro Sampaio), o início das obras está previsto para o final desta semana. O diâmetro médio do túnel é de nove metros.

O trecho entre Largo Treze e Adolfo Pinheiro, que corresponde ao primeiro lote da expansão da Linha 5, teve as obras iniciadas em setembro de 2009. A estação Adolfo Pinheiro está sendo construída por um método de escavação que utiliza cinco poços para a estrutura civil da edificação. Cada poço possui 32,8m de diâmetro e 24m de profundidade. Quando estiver concluído, o fundo da escavação ficará a 24m da superfície e as plataformas a 20m de altura em relação ao solo.

Do Metrô