Metrô promove mais de 20 exposições em maio

Destaque é a mostra Arte Cibernética, que une os universos da tecnologia e da arte

sáb, 08/05/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

As estações do Metrô promovem este mês uma série de exposições. Obras curiosas que fazem homenagens e contam histórias poderão ser visitadas em várias estações. O destaque é a mostra “Arte Cibernética”, que apresenta ao público obras que unem os universos da tecnologia e da arte. O acervo, pertencente ao Instituto Itaú Cultural, conta com trabalhos dos artistas mais representativos da área e pode ser encontrado nas estações Tiradentes, Paraíso, Corinthians/Itaquera, Brás, Sé e República até o dia 30 de maio.

Confira a programação completa clicando aqui.

Veja alguns destaques:

Linha 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi)

As obras nas estações Tucuruvi, São Bento e Luz fazem homenagem às mulheres por meio de ilustrações poéticas e bem-humoradas das artistas Thais Stoklos e Marlene Crespo. Na estação Tiradentes, a exposição “Paixão de Cristo” mostra figuras de Jesus desde o momento em que foge para o Egito até sua crucificação. Também até o dia 31 de maio, uma obra inusitada chama a atenção na Estação São Bento: a artista Cecília Borelli recriou um rio simbólico confeccionado com linhas, tecidos pintados à mão, cristais, elementos marinhos e pedras de rios. O resultado estético remete à fluidez das águas, às cores e à transparência dos mares e dos rios que geram e mantêm a vida no planeta. No dia 13 de maio, às 17h30, quem passar pela estação vai poder conferir uma intervenção performática da artista plástica com sua obra.

Linha 2-Verde (Sacomã – Vila Madalena)

Considerada uma das mais importantes artistas plásticas de todos os tempos, Frida Kahlo é representada nas peças criadas por Cristina Bottallo. Técnicas variadas de colagem e pintura foram utilizadas para a confecção das obras. A exposição estará disponível na estação Sacomã de 10 a 31 de maio. Também de 10 a 31 de maio, na Estação Clínicas, os usuários poderão ver imagens e textos da região de Extremadura, localizada na Espanha. A região é considerada na Europa “Patrimônio da Humanidade” por ser a que melhor tem preservado seus patrimônios natural, histórico e cultural ao longo do tempo. Na Estação Trianon-Masp a exposição “São Paulo de Borghese – Pintores do Dia a Dia” registra imagens de pintores “armados de seus cavaletes e pincéis” e o cotidiano de trabalho e lazer da população de uma cidade em construção. As obras do mestre Innocêncio Borghese podem ser vistas durante todo o mês.

Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda)

De 10 a 31 de maio, a exposição fotográfica “Além Jardim”, na Estação República, apresenta algumas espécies de flores típicas da Mata Atlântica que compõem a flora do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga. A mostra faz parte das ações referentes ao Ano Internacional da Biodiversidade e ao lançamento da campanha do Pick-upau sobre mudanças climáticas.

Na Estação Tatuapé, “Meninos de Kichute” revela a história do garoto Beto, que num bairro operário de Londrina, na década de 70, sonha ser jogador de futebol. A saga dos meninos que usavam o tênis Kichute para jogar no campinho do bairro pode ser acompanhada até o dia 25 de maio. Na Estação Santa Cecília, o Projeto Encontros traz programação diversificada para cada dia da semana. Os Encontros de Teatro acontecem toda segunda-feira, às 18 horas. Os Encontros de Dança são às quartas e os Encontros de Música, às quintas.

Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Lardo Treze)

De 10 a 31 de maio, a Estação Largo Treze exibe a obra de Emilia de Martinez Gimenez Martins. A exposição “Reentrâncias do tempo” se baseia na teoria da relatividade, de Albert Einstein, abordando um tema atual: o que estamos fazendo com o nosso tempo. As obras mostram o gestual e a palavra entre curvas e ângulos do tempo.

Do Metrô