Metrô: Programa Ação Cultural exibe calendário de atrações do mês de abril

Pintura, fotografia e caricaturas são os destaques nas estações metroviárias

qui, 20/04/2006 - 16h42 | Do Portal do Governo

O Programa Ação Cultural do Metrô promove diversas exposições nas quatro linhas metroviárias. Entre as atrações deste mês, estão Telas, Temas e Poemas, mescla de poesia e imagens; Metrô por Persifal, imagens caricatas de possíveis usuários do Metrô; e Obras da Expansão da Linha 2-Verde, com aquarelas de Dorothèa Danon.

As exposições ficam na área paga do Metrô. O público tem acesso comprando o bilhete (preço unitário a R$ 2,10). Na Vitrine de Ikebana da Estação Liberdade, não é necessário passar pelas catracas, pois a mostra está localizada na área livre.

Programação em cartaz (até o dia 30)

• Estação Vila Madalena – Integrar artes plásticas e literatura é a proposta da exposição Telas, Temas e Poemas, de Clarissa Olivares Rodrigues. Inspirada na cidade de São Paulo e nas telas do cinema, a artista criou painéis que unem poesia e imagem, proporcionando ao observador olhar diferenciado sobre temas comuns do dia-a-dia.

• Estação Ana Rosa – A exposição Metrô por Persifal retrata pessoas comuns e personalidades históricas de forma bem-humorada, simulando a utilização do Metrô.

• Estação Sé – A mostra Lutar pela Democracia é Lutar pela Paz apresenta cartazes, fotografias e textos sobre a Revolução dos Cravos, ocorrida em 25 de abril de 1974, em Portugal.

• Estação Capão Redondo – A artista plástica Rose Perussi selecionou algumas de suas produções mais representativas sobre a mulher para compor Múltiplos Femininos. A mostra é formada por três painéis em metal sobre tela e retrata o universo feminino de forma delicada e harmoniosa.

• Estação Vila Madalena – Concurso Novos Talentos da MPB apresenta painéis fotográficos que reproduzem a trajetória desse concurso que está em sua quinta edição. Os novos talentos foram clicados durante as apresentações, ao lado de cantores consagrados da música popular brasileira.

• Estação Clínicas – A mostra Tatuagem, Piercing e Outras Mensagens do Corpo revela a presença histórica e cultural dos registros e mensagens corporais, além de traçar paralelo entre as sociedades arcaicas e as tribos urbanas.

• Estação Ana Rosa – Obras da Expansão da Linha 2-Verde do Metrô pelos pincéis de Diana Dorothéa Danon é a exposição composta por aquarelas realizadas pela artista plástica durante as obras da Linha Verde. As imagens revelam a evolução das obras e o relacionamento entre Diana e os operários.

• Estação República – A exposição fotográfica Qhapac Nan – O Grande Caminho Inca registra traços das paisagens e da cultura do principal caminho andino dos incas, Qhapac Nan. A região é considerada o maior patrimônio arqueológico no continente americano.

• Estação Brás – Dividida em duas partes, a mostra A Trajetória das Mulheres da China traça panorama da vida social chinesa, tendo como destaque o papel da mulher na sociedade. O caminho percorrido pela libertação das mulheres chinesas é uma das facetas da exposição, que destaca as condições da submissão secular vividas pelas chinesas em diversas situações do cotidiano. Mulheres chinesas no século atual retrata a ascensão das mulheres no campo profissional e familiar.

• Estação Vila Madalena – Arte da Vila é composta por imagens das criações de artistas do bairro, com o objetivo de divulgar o circuito cultural da Vila Madalena e a produção dos ateliês da região.

• Estação Paraíso – A exposição fotográfica Conservação Marinha é baseada em livro homônimo, com destaque para a vida marinha de espécies como baleias franca e jubarte, peixe-boi, tartaruga e golfinho rotador.

• Estação Santa Cecília – A maior obra de expansão da história do Metrô tem fotos e textos explicativos sobre a ampliação da rede metroviária de São Paulo, destacando a evolução das obras da Linha 2-Verde (extensão Ana Rosa – Alto do Ipiranga) e da Linha 4-Amarela (Vila Sônia – Luz).

• Estação Liberdade – Vitrine de Ikebana é uma exposição permanente de ikebana, com trabalhos renovados periodicamente dessa arte milenar japonesa baseada em arranjos florais e de plantas.

Do Departamento de Imprensa do Metrô