Metrô participa da décima edição da Virada Sustentável

Companhia está adesivando escadas de algumas estações para divulgar mensagens compatíveis com o ideal de sustentabilidade

sáb, 03/10/2020 - 10h27 | Do Portal do Governo

Como parte da Virada Sustentável 2020, evento cultural que acontece em toda a cidade de São Paulo, o Metrô está adesivando escadas de algumas estações para divulgar mensagens compatíveis com o ideal de sustentabilidade. A campanha já começou em 21 de setembro em Santa Cecília, na Linha 3-Vermelha, quando as escadas da estação destacaram objetos passíveis de reciclagem.

A adesivagem continua até o dia 18 de outubro, passando pelas estações Brigadeiro e Clínicas, na Linha 2-Verde, e Carandiru, na Linha 1-Azul. Os temas das intervenções são variados, abrangendo diversidade, economia circular e objetivos de desenvolvimento sustentável.

Outra ação acontece do dia 3 a 16 de outubro, quando coletores para a reciclagem de eletroeletrônicos e pilhas ficarão instalados nas estações Vila Prudente, Clínicas, Palmeiras-Barra Funda, Sé, Tucuruvi e Jabaquara (Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha).

Parceria

A campanha é uma parceria do Metrô com a gestora sem fins lucrativos Green Eletron em comemoração ao Dia Mundial do Lixo Eletrônico, em 14 de outubro. Poderão ser descartados computadores, celulares, cabos, carregadores, pilhas alcalinas, eletroportáteis de pequeno e médio porte, dentre outros.

Segundo relatório da Universidade das Nações Unidas, o Brasil descartou em 2019 mais de dois milhões de toneladas de resíduos eletrônicos (uma quantidade equivalente a 10,2 kg por pessoa), com estimativas de que apenas 3% deste volume tenha sido reciclado.

Com 44,7 milhões de toneladas de aparelhos elétricos e eletrônicos sem utilidade para a população podendo render mais de R$ 252 bilhões como novas matérias primas para diferentes indústrias, o potencial econômico desperdiçado é imenso. Também é possível reduzir a quantidade de CO2 emitida na atmosfera ao reciclá-los. A ação vem para tentar alterar esta realidade em conjunto com outros esforços semelhantes acontecendo no mundo.

SERVIÇO

Adesivagem – Diversidade
Data: 28/9 a 4/10
Local: Estação Brigadeiro (Linha 2-Verde)

Adesivagem – Economia Circular
Data: 5 a 11/10
Local: Estação Clínicas (Linha 2-Verde)

Adesivagem – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Data: 12 a 18/10
Local: Estação Carandiru (Linha 1-Azul)

Coleta de lixo eletrônico
Data: 3/10 a 16/10
Local: Estações Vila Prudente (Linha 2-Verde), Clínicas (Linha 2-Verde), Palmeiras-Barra Funda (Linha 3-Vermelha), Sé (Linha 1-Azul e Linha 3-Vermelha), Tucuruvi (Linha 1-Azul) e Jabaquara (Linha 1-Azul)