Metrô otimiza áreas de operação e manutenção

Durante a adoção de um pacote com 21 medidas, o Metrô registrou apenas uma ocorrência isolada

ter, 08/04/2008 - 8h40 | Do Portal do Governo

Com a entrega dos veículos terra-via, o Metrô informou que  implantou as 21 medidas para as áreas de operação e manutenção, anunciadas pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, no início do ano.

As ações, executadas desde janeiro, procuravam evitar ocorrências operacionais e, conseqüentemente transtornos à população, até a renovação dos equipamentos metroferroviários previstas no Plano de Expansão do Transporte Metropolitano, que irá investir 16.3 bilhões, maior aplicação já realizada na história das operadoras metroferroviárias brasileiras.

Durante a adoção desse pacote de medidas, o Metrô registrou apenas uma ocorrência isolada, no dia 11 de março, quando um problema no sistema pneumático de um trem interrompeu a circulação de uma via, por mais de 30 minutos, no trecho entre Jabaquara e Saúde.

Até 2010, o Metrô vai investir R$ 470,5 milhões em modernização e complementação de sistemas, adequação da infra-estrutura, segurança operacional e do usuário, além de acessibilidade.

Balanço

– Estão trabalhando nas estações 239 jovens, admitidos desde o final de janeiro por intermédio do Programa de Educação para o Trabalho – Jovem Cidadão. Eles têm como tarefa orientar usuários em busca de informações e auxiliar deficientes visuais.

– Foram contratados também 58 estagiários de Turismo que estão locados em estações próximas a pontos turísticos de interesse.

– Serão admitidos, até o final deste mês, 230 candidatos aprovados no concurso realizado em outubro de 2007.- Prossegue a Operação Saturação, do Corpo de Segurança, com o aumento da presença de agentes em estações, seguindo cronograma previamente elaborado em oito etapas, cada uma delas atendendo a um grupo de sete estações.

– A Pesquisa de Percepção do Usuário foi concluída em fevereiro. Suas principais recomendações foram: reforço de orientações sobre o uso do metrô; percepção do empregado como elemento fundamental, tanto para fornecer informações, como para orientar as ações dos passageiros; melhorar a comunicação relativa ao fechamento de portas; melhorar a qualidade das mensagens de audição pública nas estações e trens.

– Em 24/03, iniciou-se a campanha Embarque/Desembarque, com cartazes, adesivos e até a utilização de mímicos para orientar os usuários a diminuírem a ocupação da região das portas dos trens, proporcionando maior velocidade ao fluxo de passageiros.

– Estão sendo utilizados, de maneira intensiva, cartazes, sistemas de som e megafone na comunicação com usuários nas plataformas. Três objetivos foram cumpridos: utilização de megafone em todas as estações; elaboração e implantação de texto-padrão para uso do megafone; centralização, no CCO, da emissão de avisos sonoros para as estações.

–  Também foram adquiridos equipamentos que facilitarão a comunicação com os usuários nas bilheterias e nos trens.

– Foram implantados novos procedimentos de operação e manutenção. Desde o final de janeiro, todos os funcionários da operação que executam funções de auxílio aos usuários nas estações estão em processo de reciclagem, com o objetivo de mudar a postura no atendimento. A segunda etapa do treinamento começou no final de março e vai durar um mês.

– Os supervisores têm passado por treinamento especial para que o nível de prontidão no atendimento aos usuários seja ampliado.

– Encontra-se na terceira, de oito etapas, a Operação Monitoramento da Qualidade, em que é realizado levantamento completo das instalações e equipamentos de todas as estações. A cada fase da operação são escolhidas sete estações.

– Na área de qualidade visual, foi concluído levantamento nas sete estações de maior movimento: Sé, Barra Funda, Corinthians/Itaquera, São Bento, Paraíso, Luz e Anhangabaú. A segunda etapa (demais estações) está em andamento.

– Equipes de manutenção permanecem em regime de plantão em dois postos: um na Estação Ana Rosa, para atender aos trens da Linha 2-Verde e da Linha 1-Azul, e o outro em Praça da Sé, para atender aos trens da Linha 1-Azul e da Linha 3-Vermelha, nos horários de pico.

– Além disso, agora, as equipes da manutenção trabalham em turnos ininterruptos nas estações Corinthians/Itaquera, Palmeiras/Barra Funda, Jabaquara, Vila Madalena, Imigrantes e Tucuruvi, onde ocorrem manobras de trens, com o objetivo de minimizar tempos de deslocamento em situações sensíveis e atender a ocorrências relevantes, com agilidade.

– Estão em andamento as ações que visam a aperfeiçoar o sistema de comunicação, entre as equipes de campo e a central de manutenção.

– Já foram concluídos os cronogramas para a aquisição antecipada de itens críticos, como novos engates, sistema de comando de frenagem por atrito e antideslizamento, bem como o fornecimento de reservatórios de ar para os trens das linhas 1 e 3. A contratação se dará até 31 de agosto, e a execução, até fevereiro de 2010.

– Os isoladores e fixadores das linhas 1 e 3 serão substituídos até dezembro.

– Estão em curso medidas para ampliar as atividades de manutenção preventiva com o uso de tecnologias mais modernas, como a monitoração de máquinas de chave, termovisão e análise de vibração.

– Já foram identificados os impactos da implantação de novos sistemas e equipamentos dentro do processo de renovação da frota. No momento, são realizadas reuniões para capacitar os empregados das áreas envolvidas, visando a estabelecer estratégias operacionais de convivência entre os sistemas novos e antigos.

– Foi ampliado o regime de plantão permanente (24h) e técnicos do setor de operação têm realizado plantão, em horários de pico, no Centro de Controle Operacional (CCO). A equipe é composta por três engenheiros do departamento Técnico de Operação, nas especialidades Sinalização, Sistema de Alimentação Elétrica e Material Rodante.

Da Companhia do Metropolitano de São Paulo