Metrô orienta usuário com performances teatrais

Intervenções nas estações incentivam atitudes educadas; embarque e desembarque será um dos temas

sex, 03/04/2009 - 14h00 | Do Portal do Governo

O Metrô lançou esta semana uma campanha de conscientização para os usuários com esquetes teatrais nas estações mais movimentadas do sistema. Até o dia 27 de abril, atores simularão situações que acontecem no transporte para incentivar as pessoas a agirem de maneira segura, correta e educada.

As apresentações acontecem das 6h às 20h e são encenados quatro temas: organização do embarque e desembarque, respeito ao atendimento e aos assentos preferenciais, agilização do fluxo nas escadas rolantes e incentivo à compra antecipada de bilhetes ou cartões de embarque.

As performances podem ser vista nas estações Jabaquara, Saúde, Santa Cruz, Sé, São Bento, Luz, Portuguesa-Tietê, Santana, Tucuruvi, Consolação, Paraíso, Ana Rosa, Alto do Ipiranga, Palmeiras-Barra Funda, Marechal Deodoro, Santa Cecília, República, Anhangabaú, Brás, Tatuapé, Corinthians-Itaquera e Santo Amaro.

Além do teatro, a campanha contará com avisos sonoros emitidos nos trens, adesivos, painéis e cartazes. Frases como “Vai esperar o próximo trem? Então dê passagem para quem vai embarcar” e “Quem respeita a pessoa com deficiência colabora com o Embarque Preferencial”, são algumas das mensagens para sensibilizar os usuários.

A campanha também terá peças publicitárias específicas para serem usadas nas estações integradas aos terminais rodoviários e em períodos próximos de feriados. “Utilizaremos essas peças específicas, de forma itinerante, para atender também as estações onde há maior demanda e as que ficam próximas de estádios de futebol e locais de festas populares, como shows e eventos”, comenta Wilmar Fratini, gerente de Operações do Metrô.

Atualmente, ao longo de 61,3 km de extensão, quatro linhas e 55 estações, o Metrô transporta mais de 3 milhões de usuários diariamente.

Do Metrô