Metrô: Operação especial durante a 10ª edição do Réveillon na avenida Paulista

Trens circularão ininterruptamente nas Linhas 1 – Azul, 2- Verde e 3 – Vermelha

qua, 27/12/2006 - 11h13 | Do Portal do Governo

O Metrô preparou um esquema especial de operação para atender a população que irá comemorar a 10ª edição do Réveillon na avenida Paulista, no próximo domingo, dia 31 de dezembro. Para agilizar o acesso ao local da festa, os trens do Metrô circularão ininterruptamente nas Linhas 1 – Azul (Jabaquara – Tucuruvi), 2- Verde (Imigrantes – Vila Madalena) e 3 – Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda). A Linha 5 – Lilás (Capão Redondo – Largo Treze) não opera aos domingos.

Na virada do ano, somente as estações Trianon-Masp e Consolação, ambas na Linha 2-Verde, serão fechadas pelo Metrô às 19 horas do domingo, dia 31, e reabrirão às 4h40 da segunda-feira, dia 1º. Todas as demais estações do sistema metroviário que integram as linhas 1, 2 e 3 ficarão abertas para embarque e desembarque até as duas horas da madrugada do dia 1º de janeiro.

Após esse horário, o público que estiver comemorando a passagem do ano na festa da avenida Paulista poderá embarcar no Metrô pelas estações Paraíso, Brigadeiro e Clínicas, que são as mais próximas do local do palco. Já as demais estações metroviárias continuarão funcionando durante toda a madrugada, porém somente para  desembarque de seus usuários.

Reforço na segurança

No Metrô, a atenção com a segurança dos usuários durante a festa do Réveillon na Paulista será redobrada. Além de aumentar o efetivo do quadro operativo das estações e da segurança, a Companhia também contará com a colaboração da Polícia Militar para reforçar o policiamento nas entradas das estações Brigadeiro, Paraíso e Clínicas.

Durante toda a madrugada, os usuários que passarem pelo Metrô serão orientados por meio de mensagens sonoras nas estações e nos trens. Nas estações, os passageiros também poderão se orientar por meio de cartazes, afixados em pontos estratégicos. Para uma viagem tranquila, a Companhia recomenda aos seus usuários que não permaneçam na região das portas dos trens e que adquiram antecipadamente o bilhete para a volta.

O palco para as comemorações do Réveillon na avenida Paulista está sendo montado entre a rua Padre João Manoel e alameda Ministro Rocha Azevedo. Ao seu lado, para facilitar a adoção de estratégias integradas, será instalado um centro de coordenação do evento, que contará com todos os órgãos envolvidos: Polícia Militar, Defesa Civil, Prefeitura de São Paulo, SPTrans e Metrô.

A previsão dos organizadores do Réveillon na Paulista é de que o evento deste ano, com início previsto para as 20h30 do dia 31, atraia cerca de 2,1 milhões de pessoas.  Para garantir a segurança da população, a PM fará bloqueios na região e não será permitida a entrada de pessoas com objetos pontiagudos, cortantes ou que possam ser arremessados.

Antecipação da operação comercial

Na terça-feira, dia 2, a operação comercial do Metrô nas linhas 1 e 3 será antecipada em 40 minutos. Nestas duas linhas, os usuários encontrarão os trens em circulação a partir das 4 horas. Na  Linha 2 a antecipação será de 10 minutos e a operação comercial terá  início às 4h30. A Linha 5 entrará em operação em seu horário habitual, às 4h40.

Do Metrô