Metrô: Novas estações da Linha 2-Verde recebem escadas rolantes inteligentes

A fim de reduzir os custos de energia, escada diminuirá a velocidade de rolagem após 20 segundos sem utilização

qua, 15/02/2006 - 12h18 | Do Portal do Governo

As estações Chácara Klabin e Imigrantes, que serão inauguradas em março, na expansão da Linha 2-Verde, terão nove escadas rolantes com sistema de funcionamento diferenciado. Seis delas serão instaladas na estação Chácara Klabin e três na estação Imigrantes.

A fim de reduzir os custos de energia, através de um sensor ótico no rodapé da escada (que percebe o uso da escada rolante por parte do usuário), o sistema, em cada escada, diminuirá a velocidade de rolagem após 20 segundos sem utilização. A velocidade de rolagem, que é de 0,65 metros por segundo, diminui para 0,2 m/seg após o período mencionado. Quando o próximo usuário entra na escada, esta retoma a velocidade normal de maneira suave, quase imperceptível.

Estas escadas rolantes apresentam a mesma largura de um metro adotada em todas as demais escadas rolantes do Metrô. Os equipamentos da estação Chácara Klabin têm altura, ou desnível, de dezoito metros e o peso é de dez toneladas, equivalente a doze carros populares.

As novas escadas rolantes “inteligentes” estão sendo importadas da Espanha, onde foram fabricadas e testadas. As três da estação Imigrantes chegaram no último domingo e as seis da estação Chácara Klabin chegarão nesta semana. A montagem das escadas nas estações e os testes serão feitos até 20 de março.

Em todas as estações do Metrô, incluindo as novas (Chácara Klabin e a Imigrantes), as escadas rolantes tanto nas plataformas como para o acesso às estações apresentam características especiais para o tráfego intenso de usuários. O material utilizado para a fabricação das escadas é resistente, possibilitando o uso por um período de 19 horas diárias, durante todo o ano, com reduzida ocorrência de falhas.

Na estação Ipiranga

A estação Ipiranga, também na expansão da Linha2-Verde, com previsão para inauguração no final deste ano, receberá dez escadas rolantes, com mais duas inovações. Em vez de instaladas dentro de uma caixa de concreto, terá uma caixa de inox, como as escadas rolantes dos shoppings center. Além desse diferencial, as balaustradas (paredes laterais de proteção do usuário enquanto utiliza as escadas rolantes) serão de vidro de material resistente.

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

C.C.