Metrô moderniza serviços da Central de Achados e Perdidos

Sistema de busca on line está acessível nas 55 estações do Metrô

dom, 10/02/2008 - 14h02 | Do Portal do Governo

Desde a última semana de janeiro, os usuários do Metrô podem recuperar seus objetos e documentos perdidos/encontrados com mais rapidez e tranqüilidade graças à implantação de um sistema de busca on line, acessível em qualquer uma das 55 estações.

Graças a ele, todo objeto ou documento recolhido que possua nome, endereço completo, telefone ou endereço de e-mail é imediatamente cadastrado no sistema pelos funcionários das estações.

Após o registro, as informações podem ser compartilhadas em tempo real permitindo consultas a partir de qualquer uma das estações, o que evita deslocamentos desnecessários. Os itens permanecem guardados nas estações em que são encontrados por 2 dias.

Antes da modernização, quem perdesse seus pertences tinha que procurá-los nas Centrais de Achados e Perdidos (CAP) nas estações Sé (Linha 3- Vermelha) e Largo Treze (Linha 5- Lilás).

Telefone ou site

Pela Central de Informações (telefone 08007707722), também pode-se fazer consulta sobre objetos e documentos identificados no cadastro do Metrô.  Ou ainda acessando o site www.metro.sp.gov.br, no link Achados e Perdidos.

Mesmo com a implantação do novo sistema, os donos de objetos/documentos continuarão sendo procurados quando constarem telefones ou e-mails nos itens cadastrados nas centrais.Vale destacar que os agentes de segurança do Metrô já estão consultando esse sistema de busca on line durante o preenchimento dos boletins de ocorrência de furtos e roubos registrados nas estações. Essa iniciativa agiliza a recuperação de objetos/documentos.

As CAP armazenam dados na rede por dois meses mais o mês vigente. O objetivo é aumentar a devolução dos itens cadastrados, que em 2007 foi de 7.246 (32%) de um total de 23.062 itens registrados.

Boa ação

Durante uma inspeção noturna em um trem da Linha 3- Vermelha, o operador de trem Jader Silva do Carmo encontrou R$ 557 em espécie e documentos pessoais. Graças ao serviço da Central de Achados e Perdidos, o dinheiro chegou as mãos da dona, após contato telefônico.

Do Metrô

(C.C.)