Metrô: Mais uma fase de concretagem está sendo realizada na Linha 4

Concretagem deve se estender até às 16 horas deste sábado, dia 15

sáb, 15/07/2006 - 10h30 | Do Portal do Governo

O Metrô de São Paulo realiza nesta noite de sexta-feira, dia 14, mais uma concretagem. Um poço com 35,6 metros de profundidade e 38,6 metros de diâmetro receberá camadas sucessivas de concreto em duas fases e em dias diferentes. A concretagem deve se estender até às 16 horas do sábado, dia 15. O objetivo é a construção de parte da laje de fundo da futura estação Luz da Linha 4 – Amarela, que interligará a Vila Sônia, na região do Butantã, à Luz, na área central da cidade.

A logística montada para a primeira etapa conta com 40 caminhões, que estarão envolvidos no transporte do concreto e realizarão 195 viagens em horários estratégicos para evitar problemas com o trânsito da cidade. A principal entrada da obra será a avenida Cásper Líbero e a saída dos caminhões será feita pela rua Brigadeiro Tobias.

Cerca de 150 operários estarão trabalhando por 20 horas ininterruptas, com quatro bombas lançando, simultaneamente, 1.550 metros cúbicos de concreto de uma só vez, a uma média de 100 metros cúbicos por hora. O processo de concretagem será repetido dentro de 15 dias, pois mobiliza uma série de equipes e equipamentos.

Orientações para a comunidade

Durante os serviços de concretagem, o fluxo de caminhões e a presença de geradores e compressores ocasionarão um ruído elevado nas proximidades da obra. Para quaisquer esclarecimentos, a equipe de relações públicas e o engenheiro do Consórcio Via Amarela, responsável pela obra, estarão à disposição no local.

Para garantir a segurança da população nas imediações, a Companhia de Engenharia de Tráfego – CET monitorará o tráfego da região. As bandeirinhas especializadas orientarão os pedestres e todos os caminhões estarão com os apitos de ré desligados no período noturno e durante a madrugada.

A futura estação Luz da Linha 4

A estação Luz da Linha 4-Amarela do Metrô terá uma área construída de 13.091,50 m2 , duas plataformas laterais, dois acessos (um na avenida Cásper Líbero e outro na rua Brigadeiro Tobias), uma bilheteria (dois guichês), 14 bloqueios, 12 escadas fixas, 19 escadas rolantes, dois elevadores comuns e dois elevadores hidráulicos.

Nesta estação também ocorrerão as transferências para a linha 1-Azul do Metrô e para a estação da Luz da CPTM, por meio de galerias subterrâneas.

A previsão é de que, em dezembro de 2008, cerca de 103 mil usuários/dia utilizem a estação Luz da Linha 4-Amarela, quando o primeiro trecho (Butantã – Luz) deverá iniciar a operação comercial.

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos

C.A.