Metrô: Linha 5 conclui implantação do bilhete único

Todas as 54 estações metroviárias estão integradas ao bilhete único

qua, 17/05/2006 - 10h42 | Do Portal do Governo

A partir desta quarta-feira, 17/05, as seis estações da linha 5-Lilás do Metrô (Capão Redondo-Largo Treze) estarão aceitando o Bilhete Único. A Linha Lilás, que  transporta atualmente 64 mil usuários por dia, em média, receberá 29 validadores de Bilhete Único.
As estações Campo Limpo e Vila das Belezas, receberão três validadores cada uma, a estação Capão Redondo terá quatro e a estação Giovanni Gronchi, cinco. Na estação Santo Amaro, os usuários terão à disposição seis validadores e em Largo Treze (a estação de maior número de entradas da linha) serão implantados 8 equipamentos para validar os bilhetes únicos.

Na linha Lilás, os usuários do Bilhete Único contam com os ônibus da SPTrans no terminal João Dias, junto à estação Giovanni Gronchi, e no terminal Santo Amaro, ao lado da estação do Metrô que possui o mesmo nome.

A transferência livre continua garantida nos terminais de ônibus intermunicipais das estações Capão Redondo, Campo Limpo e Largo Treze. Os ônibus desses terminais atendem os municípios de Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra e Taboão da Serra. Também é possível a integração gratuita com a Linha C (Osasco-Jurubatuba) da CPTM, na estação Santo Amaro.

Para os usuários que utilizam somente os trens do Metrô, as estações da linha 5, exceto Santo Amaro, vendem o Bilhete Unitário Lilás, válido para apenas uma viagem, pelo preço de R$1,95, e de uso exclusivo nessa linha.

A Linha Lilás opera de segunda-feira a sábado, das 4h40 às 24 horas. Os trens são adaptados para o acesso de pessoas portadoras de deficiência, dotados de ar-condicionado e alimentados por rede aérea (sistema suspenso de fornecimento de energia elétrica, com uso decatenária nos trens), o que aumenta a segurança dos usuários.

Transferências gratuitas

Mesmo com a implantação do Bilhete Único no sistema metroviário, todos os benefícios atuais concedidos aos passageiros continuam garantidos. As transferências gratuitas entre o Metrô e os trens da CPTM (que ocorrem atualmente nas estações Brás, Luz, Barra Funda e Santo Amaro), assim como na ponte ORCA, continuarão existindo nos moldes atuais.

Além disso, as gratuidades e passes especiais vigentes no Metrô continuam valendo com os mesmos bilhetes e condições oferecidas. Vale lembrar que o valor da tarifa integrada do Bilhete Único é de R$ 3,00 e dá direito a até quatro viagens, no período de duas horas, sendo um embarque no Metrô ou nos trens da CPTM e outros três nos ônibus  municipais.

Linha 5- Lilás bate recorde de passageiros transportados

Os trens que operam na Linha 5 estabeleceram ontem, dia 15, um novo  recorde de passageiros transportados: 71.514.
A ausência de parte da frota de ônibus que atende aquela região fez com que fosse superado o recorde anterior, 68.724, alcançado no dia 07/03/2006.