Metrô: Linha 4-Amarela atinge 1 bilhão de passageiros transportados

Em operação desde 2010, concessionária ViaQuatro comemora dez anos da assinatura da primeira Parceria Público-Privada do Brasil

sex, 16/12/2016 - 17h41 | Do Portal do Governo

A concessionária ViaQuatro, responsável pela Linha 4-Amarela do Metrô, atingiu nesta sexta-feira (15) a marca de 1 bilhão de passageiros transportados. Durante a manhã, uma passageira da Linha 4-Amarela foi surpreendida com uma homenagem pela expressiva marca alcançada. “Foi a forma que encontramos de agradecer a todos os passageiros”, disse Harald Zwetkoff, presidente da ViaQuatro.

Pouco depois das 10h30, um telão instalado na área dos bloqueios da Estação Paulista contava o embarque dos passageiros nas sete estações da Linha 4-Amarela. Quando o marcador saiu de 999.999.999 para 1.000.000.000, a usuária Cristina Jesus da Silva, 35 anos, estava passando pelo bloqueio e foi surpreendida com a homenagem.

Cumprimentada pelo presidente da ViaQuatro, ela recebeu a placa comemorativa como “passageira 1 bilhão”. A escolha da passageira de número 1 bilhão foi aleatória e simbólica.

Cristina é a cara de São Paulo. Nascida na Bahia, em uma família de oito irmãos, já morou no Rio, de onde herdou o atual sotaque, mas fez sua vida na metrópole que a todos acolhe. Batalhadora, ela trabalha com serviços gerais em dois escritórios situados no eixo Paulista-Berrini. Moradora do Jardim Ester, região da Estação Butantã, Cristina usa a Linha 4-Amarela tanto para chegar ao trabalho como para se deslocar entre as unidades da empresa durante o expediente.

“A Linha 4-Amarela me ajuda demais. É rápida e confortável, sem falar no ar-condicionado que eu gosto muito em dias quentes”, comenta. Ao fim da jornada diária, ela embarca novamente para voltar para casa e iniciar o “segundo round”, dedicando-se aos filhos Antony e Catarina, de 5 e 3 anos, respectivamente. “Sou pai e mãe, mas consigo dar conta de tudo”, orgulha-se a usuária.

No último dia 29 de novembro, a ViaQuatro celebrou dez anos da assinatura do contrato de concessão da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, primeira PPP (Parceria Público-Privada) do Brasil. “Avançamos com eficiência e provamos ser um modelo de negócio sustentável. No momento em que o país precisa com urgência retomar os investimentos em infraestrutura, a experiência da ViaQuatro torna-se referência nacional”, disse o presidente Zwetkoff.

Em comemoração aos dez anos, duas novidades foram apresentadas pela concessionária. A ViaQuatro estreou sua nova identidade sonora, com a veiculação de um tema musical e avisos sonoros nas estações e trens, e um vídeo comemorativo passou a ser exibido nos monitores de vídeo e no painel digital em 360 graus da Estação Luz.

Inovação
A Linha 4-Amarela é a primeira linha de metrô da América Latina a adotar trens com o sistema driverless (sem condutor). Totalmente automatizado, o sistema elimina falhas humanas e é o mais confiável do mundo. As sete estações da Linha 4 possuem portas de plataforma e divisórias de vidro que separam a plataforma dos trilhos, garantindo segurança e agilidade do embarque e desembarque dos passageiros.

Além disso, os monitores das plataformas da Linha 4-Amarela passaram a indicar quais carros do próximo trem possuem mais espaço e o tempo restante para a chegada da próxima composição. As ferramentas foram desenvolvidas pela ViaQuatro, e o indicador de lotação do próximo trem é inédito em metrôs no mundo.

Do Portal do Governo do Estado