Metrô: Liderança cresce na avaliação dos usuários do transporte coletivo

93% dos usuários o consideram excelente/bom

sex, 08/12/2006 - 13h09 | Do Portal do Governo

Com 93% de avaliação excelente/bom, o Metrô é o transporte coletivo mais valorizado pelos usuários. A constatação foi obtida pela pesquisa “Imagem dos Transportes na Região Metropolitana de São Paulo”, divulgada hoje, dia 7,  pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).  

       Realizada desde 1985, esta enquete da ANTP tem como  objetivo o acompanhamento anual das atitudes da população da Região Metropolitana de São Paulo em relação aos transportes: o nível de satisfação com os serviços prestados e o posicionamento em relação a atributos pré-selecionados.

       A pesquisa, que entrevistou 2300 pessoas em seus domicílios, foi feita a partir de uma amostra probabilística representativa da população da Região Metropolitana de São Paulo,    com idade a partir de 16 anos e de todos os estratos socioeconômicos. Os dados foram coletados no período de 11 de agosto a 29 de setembro, pela LPM-Levantamento e Pesquisas de Marketing. 

Avaliação das quatro linhas do Metrô

       Com 93% de excelente/bom no geral, o Metrô também obteve avaliações muito positivas dos usuários quando se particulariza cada uma de suas quatro linhas em operação. (Em 2005, o Metrô conseguiu 90% de satisfação geral na pesquisa, que trabalha com margem de erro de 2% ).

       As linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze) lideram o quadro de avaliações em 2006, com 93% de satisfação dos usuários. A terceira linha do Metrô com melhor avaliação foi a 2-Verde (Imigrantes-Vila Madalena), que teve 92% de avaliação excelente/bom. Em seguida, a Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda), com 91% de excelente/bom.

       Além do Metrô, a pesquisa da ANTP avaliou a satisfação dos usuários dos demais meios de transporte coletivo na Região Metropolitana de São Paulo. Em ordem decrescente de excelente/bom nas avaliações dos usuários, foram considerados os seguintes serviços: Corredor de ônibus São Mateus-Jabaquara,  ônibus metropolitano, trens da CPTM e ônibus municipais da Capital.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô – Departamento de Imprensa