Metrô leva 14 mil usuários para conhecer a nova Estação Ipiranga

Estação será aberta ao público neste sábadp, 30, ás 11 horas

sex, 29/06/2007 - 20h05 | Do Portal do Governo

O Metrô encerrou nesta sexta-feira, 29, operação assistida para que moradores e estudantes do bairro do Ipiranga conhecessem a nova estação metroviária e realizassem uma viagem gratuita novo trecho.

Desde o último final de semana, quando a operação assistida iniciou, 14.571 pessoas visitaram a estação Alto do Ipiranga. O Metrô realizou 500 viagens no trecho de Alto do Ipiranga até Imigrantes. A estação Alto do Ipiranga só será reaberta ao público no sábado, 30, para a inauguração, às 11 horas.

A partir desse horário, a nova estação metroviária prestará serviço à população até às 24 horas, quando é encerrada a operação comercial de todas as estações do Metrô.

Inovação

A estação Alto do Ipiranga é a primeira construída com uma nova concepção arquitetônica. Esse novo modelo permitiu ao Metrô economizar recursos nas desapropriações de áreas para sua construção, além de manter a funcionalidade.

A estação, que receberá 40 mil entradas por dia, tem dois acessos que permitem chegar ao corpo da estação e as plataformas de embarque, que ficam a 25 metros abaixo do  nível da rua.

A estação contará com dois elevadores especiais, sete escadas fixas e dez rolantes, sendo cinco para subida e cinco para descida, que podem ser invertidas conforme necessidades operacionais.

Essas escadas rolantes são “inteligentes” e funcionam com velocidade reduzida quando não há usuários sobre elas, de forma a economizar energia.

Da Companhia do Metropolitano de São Paulo