O Metrô está veiculando a nova campanha “Embarque e Desembarque” nos trens da Linha 1- Azul, com o objetivo de melhorar as condições de entrada e saída dos usuários nos trens, nos horários de maior movimento.
A mensagem principal dessa campanha é focada na ocupação dos corredores dos trens, alertando os usuários para que não fiquem parados nas regiões das portas, nem depositem bagagens ou pacotes nesses locais, dificultando o embarque ou o desembarque de passageiros e oferecendo riscos de acidentes graves.
A campanha é composta de três ações. Os trens da Linha 1 – Azul foram adesivados externamente e no interior dos trens das Linhas 1, 2- Verde e 3 – Vermelha foram afixados 350 cartazes. Nas estações da rede metroviária serão emitidas mensagens sonoras, no período entre 23 de agosto e 23 de outubro de 2006.
Essas ações foram implantadas em decorrência do estudo realizado pelo Metrô, que constatou que a concentração de pessoas próximo às portas dos trens é a principal causa de conflitos e cancelamento de viagens, e do resultado de pesquisa sobre o comportamento dos seus usuários, cujo questionário foi baseado nas principais reclamações sobre comportamento inadequado nos trens.
Apesar da questão relacionada ao embarque e desembarque ter sido citada com maior freqüência, a pesquisa também apontou que entre os usuários existe a percepção de que o comportamento das pessoas no Metrô é mais educado e civilizado do que em outros sistemas de transporte. Contribuem para isso, tanto as características ambientais, quanto o investimento em campanhas educativas e a prestação de um serviço de qualidade.
Do Metrô