Metrô lança campanha para estimular boas práticas entre usuários

Pesquisa revela que 55% dos entrevistados acreditam que as pessoas se comportam melhor no metrô do que em outros meios de transporte

sex, 02/07/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

O Metrô lança uma nova Campanha de Cidadania, com base nos resultados de pesquisa sobre o comportamento dos usuários, para incentivar as boas práticas e estimular os usuários a construir um Metrô melhor. A iniciativa, reeditada anualmente, inclui mensagens de orientação nos trens e nas estações, onde adesivos estão instalados nas plataformas, escadas rolantes, elevadores e bloqueios.

A última pesquisa “Comportamento dos Usuários no Metrô de São Paulo”, realizada em abril, revelou que 55% dos entrevistados acreditam que as pessoas se comportam melhor no Metrô do que em outros meios de transporte. Já 64% dos usuários declaram que o comportamento está igual ou melhor neste último ano.

As alterações no comportamento são resultado das ações que o Metrô vem adotando com objetivo de melhorar o convívio entre os passageiros, tais como: a “Operação Plataforma”, nas estações de maior movimento, onde empregados orientam os usuários e atuam durante o embarque e o desembarque; o “Embarque Preferencial”, destinado ao público idoso e às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e que orienta para que o embarque seja realizado nas primeiras portas do primeiro carro; e o “Embarque Melhor”, voltado à organização e adequação da quantidade de passageiros à oferta de trens, nos horários de maior movimento, nas áreas de embarque da Estação Sé. Além dessas ações, mensagens sonoras e orientações são veiculadas continuamente.

Do total de usuários entrevistados, 62% afirmam que a maioria dos usuários respeita as regras de utilização do sistema metroviário. Com relação aos comportamentos transgressivos, os que têm maior incidência na percepção dos entrevistados são: atrapalhar os demais usuários ao transportar bagagens, grandes volumes ou mochilas (74%); sentar-se nos assentos preferenciais quando há idosos, gestantes ou pessoas com deficiência em pé (65%); e empurrar os outros durante o embarque ou desembarque (62%). Questionados quanto aos comportamentos transgressivos que mais incomodam, os entrevistados destacam: empurrar outros passageiros durante o embarque ou desembarque (35%), e não respeitar o assento preferencial nos trens (18%).

Informação e orientação aos usuários

Desde o início de sua operação, o Metrô se preocupa em informar e orientar seus usuários sobre o uso correto do sistema metroviário. Parte dessas comunicações é sugerida pelos próprios passageiros que, conhecedores do trabalho desenvolvido, acreditam que o Metrô tem o dever de orientar as pessoas para que a viagem seja mais rápida e segura.

Dessa forma, mensagens sonoras e campanhas são veiculadas de forma contínua para enfatizar a educação e a convivência no transporte público, no sentido de melhorar o comportamento e o respeito entre os usuários e incentivar uma atitude mais solidária no sistema metroviário. As orientações referem-se à utilização das escadas rolantes, ao embarque preferencial e utilização dos assentos preferenciais nos trens e, principalmente, às orientações para o embarque e o desembarque. Neste ano, também foi introduzida a orientação sobre o transporte de volumes e mochilas.

“Trata-se de um trabalho de longo prazo, pois é preciso mudar comportamentos, às vezes inadequados, que fazem parte dos hábitos das pessoas”, explica Maria Beatriz Barbosa, gerente de Relacionamento com a Comunidade do Metrô. “Os comportamentos decorrem de questões culturais e têm relação com a educação recebida e os hábitos de cidadania aprendidos. Alterações no comportamento somente serão verificadas se incentivadas atitudes mais solidárias entre os usuários por meio de campanhas educativas.”

Do Metrô