Metrô já transportou mais de 2,4 mil bicicletas

Acesso ao sistema metroviário é permitido aos sábados, entre 15h e 20 horas e aos domingos e feriados, das 7h às 20 horas

ter, 27/03/2007 - 19h52 | Do Portal do Governo

Em seu primeiro mês, num total de cinco finais de semana, a campanha “Ciclista Cidadão” já recebeu 2487 ciclistas no Metrô, uma média aproximada de 497 bikers nos sábados e domingos.A iniciativa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos começou no último final de semana de fevereiro, dias 24 e 25, e está obtendo uma aceitação cada vez maior.

Por conta disso, desde o fim-de-semana passado, o Metrô ampliou de dois para quatro o número de bicicletas aceitas por trem.O acesso ao sistema metroviário é permitido aos sábados, entre 15h e 20 horas, e aos domingos e feriados, das 7h às 20 horas, e facilita o deslocamento às ciclovias e parques próximos às estações do Metrô.”Desde que a campanha foi lançada há um mês, verificamos um crescimento de 30% na entrada de ciclistas em nossas estações, passando de 476 para 621 entradas”, destaca Mário Fioratti, gerente de Operações do Metrô.

No final de semana passado, a estação Brigadeiro da Linha 2- Verde foi a que registrou o maior número de ciclistas, 53, somadas as entradas de sábado (24 de março) e domingo dia (25 de março). Na Linha 1– Azul, a estação que liderou nos números apurados foi Tucuruvi, com 25 ciclistas. Na Linha 3- Vermelha, o destaque ficou para Artur Alvim, que teve 39 usuários com bicicletas. O regulamento para orientar os ciclistas no Metrô está disponível nas estações e vem junto com um mapa de bolso que contém uma relação de parques públicos próximos às estações. O regulamento diz que a bicicleta deverá ser transportada ao lado do corpo, não sendo permitido pedalar nos acessos e nas áreas internas das estações.

Além disso, os embarques e desembarques com bicicletas só poderão acontecer no último carro dos trens, na região da porta, em local já sinalizado na plataforma. A prioridade do embarque deve ser sempre dos demais usuários sem bicicletas.

Do Metrô

C.M.