Metrô: Interdição da rua dos Pinheiros termina nesta quinta

Intervenção ocorreu para as obras da futura estação Fradique Coutinho

ter, 18/07/2006 - 11h53 | Do Portal do Governo

Intervenção ocorreu para as obras da futura estação Fradique Coutinho
 
O Metrô de São Paulo libera nesta quinta-feira, dia 21, para o tráfego o viário interditado na rua dos Pinheiros, entre as ruas Mateus Grou e Mourato Coelho. A intervenção no local, iniciada em 24 de julho do ano passado, foi necessária para o início de construção da futura estação Fradique Coutinho da linha 4-Amarela (Vila Sônia-Luz).

A interferência realizada pelo Metrô, além de dar seqüência às obras, permitiu o remanejamento de uma galeria de águas pluviais localizada abaixo do local da futura estação.

Com o restabelecimento do viário de superfície, o Metrô mantém compromisso assumido com a Associação Comercial de Pinheiros, em que foi estabelecido o prazo de um ano para a desobstrução do trecho. O Metrô está concluindo as novas calçadas do trecho, com o assentamento de lajotas de concreto. As melhorias urbanísticas incluem a transformação de toda a fiação aérea.

O pavimento asfáltico da rua já foi concluído, restando apenas o acabamento e a pintura de faixas contínuas e de pedestres. Para as próximas semanas está, prevista a instalação dos postes de iluminação e a fixação de placas de trânsito.

Obras
Com o tráfego liberado, as obras do Metrô prosseguem no subsolo da rua dos Pinheiros até 2008, a partir de duas entradas de serviço localizados nas laterais da via, na esquina da rua Fradique Coutinho.

 A laje de cobertura da estação Fradique Coutinho já foi concretada e aterrada para receber o asfalto. Todas as paredes, que servem de estrutura para a futura estação estão concluídas.

A estação Fradique Coutinho deverá entrar em funcionamento na segunda fase de operação da Linha 4-Amarela, em 2012. A primeira etapa da nova linha deverá iniciar operação em dezembro de 2008, com 12,8 quilômetros de extensão, entre Vila Sônia, local do pátio de manutenção, e Luz, com as seis estações prioritárias: Luz, República, Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã. A segunda etapa, além da estação Fradique Coutinho, contemplará as estações Higienópolis, Oscar Freire, Morumbi e Vila Sônia.

Do site da Secretaria dos Transportes Metropolitanos
(CM)