Metrô instala câmeras de vigilância no interior dos vagões

Até o final de 2009, todos os trens da Linha 2-Verde terão o equipamento instalado

ter, 26/08/2008 - 8h48 | Do Portal do Governo

Agora, a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) contará com novo instrumento de vigilância no interior dos trens. Até o final de 2009, a Linha 2-Verde estará com suas composições totalmente equipadas com câmeras de monitoramento. O novo equipamento garante segurança aos usuários e a coibir atos de vandalismo. Serão instaladas quatro câmeras por vagão e as imagens geradas ao vivo para o Centro de Controle de Segurança servirão para identificação e apreensão. Os operadores também poderão realizar o monitoramento, já que na cabine da composição um monitor reproduzirá as imagens. Dessa forma, os agentes de seguranças poderão agir mais rapidamente ao serem informados sobre alguma infração.

Outras linhas do Metrô terão os equipamentos a partir de 2010. Nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, na medida em que as composições forem modernizadas, receberão as câmeras. O Metrô espera reformar 98 composições: 57 na Linha 1 e 41 na Linha 3. Além da videovigilância, todos os vagões das novas composições terão ar-condicionado, painéis internos luminosos com nomes das estações, mapa de linha dinâmico que destacará a próxima estação, e mais acessibilidade: os primeiros e os últimos carros de cada trem terão assentos para obesos, entrada apropriada para usuários de cadeira de rodas e fechamento de porta com sinal luminoso para os portadores de necessidades auditivas.

Os 17 novos trens sairão da fábrica com esses aparatos. Dez deles circularão na Linha 3-Vermelha e 7, na Linha 1-Azul. A previsão do Metrô é de que até 2014 todos os veículos dessas três linhas tenham os sistemas de monitoramento. As composições da Linha 4 também terão as câmeras e para a Linha 5-Lilás ainda não há previsão. Os equipamentos de monitoração no interior dos trens contribuirão para o aperfeiçoamento da segurança, que neste ano atingiu o padrão internacional, e prevê no máximo 1,5 ocorrência para cada milhão de passageiros transportados.  Em 10 anos, o Metrô reduziu em 85% o índice de registros policiais nas estações para cada milhão de passageiros.

Trens da CPTM também terão monitoramento on-line

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) também terá câmeras de vigilância nas linhas 9-Esmeralda, 10-Turquesa e 11-Coral. A instalação começará em fevereiro e a previsão é de que em 2010 todos os trens destas linhas estejam monitorados. O monitoramento na Linha 8-Diamante terá início no segundo semestre de 2009. e nas linhas 7-Rubi e 12-Safira, a partir de junho de 2010. As câmeras auxiliarão o Departamento de Segurança a combater o comércio ilegal no interior dos trens, o uso de drogas e o vandalismo.

Assim como no Metrô, as composições da CPTM também terão monitores na cabine. Os 40 novos trens adquiridos pela CPTM para as linhas 7-Rubi e 12-Safira chegarão com o sistema de vigilância instalado. Os que já estão em circulação receberão os equipamentos gradativamente durante as manutenções programadas.

Metrô lança bilhete comemorativo de 40 anos

Para marcar os 40 anos da sua fundação, o Metrô lançou no dia 22 a edição histórica do bilhete magnético unitário. Os bilhetes, que integram lote único de um milhão de exemplares, trazem estampadas no verso imagens de momentos que marcaram a história do Metrô paulistano. Estão registrados o teste do primeiro trem (1972), o evento que celebrou os dez anos de operação comercial (1984) e a inauguração da Estação Alto do Ipiranga, a “caçula” da rede metroviária (2007). Outro bilhete comemorativo trará impressa a marca alusiva aos 40 anos. Esses são do tipo unitário, válidos para uma viagem de Metrô e vendidos pelo preço da tarifa normal, de R$ 2,40. Os unitários dessa série especial estarão disponíveis em todas as estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e na Estação Santo Amaro da linha 5-Lilás, até o esgotamento do lote.

Do Metrô e da CPTM

(M.C.)