Metrô: Iniciadas as escavações para as plataformas da Estação Higienópolis

Obras da nova estação da Linha 4 do Metrô estão sendo construídas no subterrâneo sem precisar interferir no trânsito da região

seg, 30/01/2006 - 16h04 | Do Portal do Governo

Quem passa pela Consolação, na altura do número 1050, não imagina que no subterrâneo dessa que é uma das vias mais movimentadas de São Paulo está sendo construída uma nova estação do Metrô, a Higienópolis, da linha 4 – Amarela (Vila Sônia – Luz).

Pela Consolação circulam diariamente cerca de 334 mil passageiros, em 34 linhas do corredor de ônibus, cuja frota chega a 412 veículos.

Já começaram as escavações do local onde serão instaladas as plataformas da futura estação (o corpo da estação), uma das que compõem a linha 4 – Amarela, que interligará o bairro da Vila Sônia, na zona Oeste, à Luz, na região central da cidade. Serão escavados dois túneis de 63 metros cada, um em direção à estação Paulista e o outro em direção à estação República.

Antes de iniciar a escavação do corpo da estação, um poço de 32 metros de profundidade e 19,5 metros de diâmetro e um túnel de 36 metros de extensão e 18 metros de altura já foram concluídos, sem precisar interferir no já conturbado trânsito da Capital, uma vez que a obra está sendo executada no subterrâneo da avenida.

Poço de ventilação José Eusébio

Localizado na rua da Consolação, 1837, o poço já foi totalmente escavado, tem 36 metros de profundidade, e serve como acesso para a frente de trabalho que está executando o túnel para o futuro estacionamento de trens no local, desde o dia 10 de janeiro passado.

Esse túnel, que fica entre a rua José Eusébio e a estação Paulista, terá 474 metros de comprimento e deverá ficar pronto em cerca de 14 meses. O estacionamento de trens será utilizado pela área operacional para manter os trens estrategicamente posicionados quando da entrada da linha 4 em funcionamento, em dezembro de 2008. O poço, depois de concluída a obra, será utilizado para ventilação dos túneis e como saída de emergência, caso seja necessário.

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

C.C.