Metrô inicia nova operação de embarque na estação Sé

Ação irá organizar a entrada de usuários nos trens no horário de pico

dom, 27/09/2009 - 21h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) dará prosseguimento a uma série de iniciativas para melhorar o embarque dos usuários em algumas estações do Metrô e da CPTM. Nesta segunda-feira, 28, a estação Sé do Metrô receberá uma nova operação, que facilitará e organizará o fluxo dos usuários que desejam embarcar nos trens sentido Corinthians-Itaquera (Linha 3-Vermelha). Mais de 200 funcionários da estação irão orientar os passageiros na plataforma no horário de pico da tarde, entre 17h30 e 19 horas. A medida faz parte da operação “Embarque Melhor”, iniciada nos últimos dias com o objetivo de organizar o fluxo dos usuários do sistema metro-ferroviário. Essas ações são uma ampliação das atividades adotadas desde 2007 para melhorar o embarque dos usuários nos horários de pico nas estações de maior movimento.

Também nesta segunda-feira, a estação Tatuapé da CPTM terá uma operação que facilitará o embarque de passageiros no horário de pico da tarde, entre 17 e 19horas. Na plataforma no sentido Guaianazes (Linha 11-Coral),  funcionários da Companhia orientarão os passageiros a embarcar com mais segurança, organizando o fluxo e proporcionando uma viagem mais tranquila.

A nova estratégia começou a ser implantada no dia 14 de setembro,  na estação Brás da CPTM e do Metrô. Na CPTM foi ampliado o embarque preferencial (para idosos, gestantes, obesos, deficientes e pessoas com crianças de colo) e facilitado o desembarque nos três últimos carros do Expresso Leste, no pico da tarde. Na estação Brás do Metrô houve a ampliação do embarque preferencial. Ainda no dia 14 foi iniciada uma operação na Linha 2-Verde do Metrô com o objetivo de orientar os usuários que embarcam nas estações Alto do Ipiranga, Santos-Imigrantes e Chácara Klabin com destino à Linha 1-Azul a efetuar preferencialmente a transferência na estação Ana Rosa (e não na Paraíso), garantindo maior facilidade para o desembarque.

No dia 21 de setembro,  a estação Tucuruvi do Metrô (Linha 1-Azul) passou a contar com uma operação que garante aos usuários fazer a viagem sentados no último carro de cada trem. A plataforma é isolada na região do último vagão. Funcionários controlam uma fila para a entrada de, no máximo, 44 passageiros. Para garantir que o vagão chegue à estação terminal completamente livre, são emitidos avisos sonoros na estação Parada Inglesa, que alertam os passageiros para se dirigirem aos demais carros do trem. A operação acontece no horário de pico da manhã, das 7 às 9 horas.

A mesma operação realizada pelo Metrô foi iniciada na estação Osasco da CPTM no dia 22 de setembro. Nesse caso, os funcionários controlam a entrada de até 50 passageiros no último vagão a cada viagem. Marcadores no piso da plataforma orientam a ordem de chegada dos usuários para que o embarque seja feito de forma organizada. Avisos sonoros sobre a necessidade de esvaziar o último carro são emitidos aos usuários na estação Presidente Altino. A estratégia acontece todos os dias no pico da manhã, das 6 às 9 horas.

As ações para melhorar o embarque da CPTM e do Metrô serão atividades rotineiras e terão continuidade nas próximas semanas, período no qual elas serão avaliadas pelos técnicos das duas empresas.

Pesquisa com usuários

Essas ações  estão sendo adotadas para suprir uma reivindicação dos usuários: facilitar o momento do embarque. Pesquisas realizadas nos últimos meses no Metrô e na CPTM apontaram que o empurra-empurra no embarque é o comportamento que mais incomoda os passageiros. Além da pesquisa quantitativa foram feitas pesquisas qualitativas com 16 grupos que representam o universo dos usuários do sistema.  

Um estudo feito em abril no Metrô revela que 74% dos usuários consideram que o principal problema é “empurrar os outros” no embarque/desembarque; 72% acham que o problema é “passar na frente dos outros no embarque”; 59% consideram que “ultrapassar a faixa amarela” é perigoso; e 56% acreditam que “correr na plataforma para pegar o trem” é uma atitude insegura. Já na CPTM o relatório anual de atendimento ao usuário indica que 24% de todas as reclamações são referentes ao item “conforto”.

Embarque e Desembarque

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos já implantou algumas ações no decorrer dos últimos anos para melhorar as condições de embarque e desembarque. Pesquisas com usuários mostram que essas medidas funcionam e já foram aprovadas por quem usa o sistema. São elas:  

* Operação Plataforma: auxilia o embarque e diminui as interferências que causam atraso durante a partida do trem;

* Operação Embarque Preferencial: prioriza portas do primeiro carro de todos os trens para o embarque preferencial de idosos, gestantes e pessoas com deficiência;

* Avisos sonoros sobre a operação nas estações;

* Campanhas de cidadania orientando os usuários quanto à correta utilização do sistema;

* Diminuição do intervalo entre trens;

* Implantação de orientadores de fluxo em algumas estações.

 Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos