Metrô inicia desapropriações no Ipiranga e na Vila Prudente para expansão da Linha 2

Os decretos que tornaram de utilidade pública as áreas dos imóveis foram assinados por Serra em 9 de maio

seg, 21/05/2007 - 19h26 | Do Portal do Governo

Dois decretos do Governo do Estado, publicados no Diário Oficial do último dia 10, autorizam o Metrô a desapropriar 231 imóveis nos bairros Vila Carioca e Vila Prudente, onde serão construídas as futuras estações Tamanduateí e Vila Prudente, além das estruturas elevadas do novo trecho da Linha 2 e o pátio de estacionamento e manobras de trens, em um trecho da avenida Presidente Wilson, na Vila Carioca.

Outra obra a ser executada nessa área desapropriada de 190 mil m2 será a interligação entre a futura estação Sacomã e o futuro Terminal Sacomã do Expresso Tiradentes da SPTrans.

A estação Tamanduateí terá acesso pela avenida Presidente Wilson, nas proximidades das ruas Aída e Guamiranga. A estação Vila Prudente será construída na avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, esquina com a rua Itamumbuca.

Para instruir os processos administrativos relativos aos imóveis declarados de utilidade pública, o Metrô deverá realizar, nos próximos 90 dias, uma visita técnica às propriedades. Na ocasião, funcionários portando identificação irão medir os terrenos e benfeitorias, a fim de possibilitar a avaliação imobiliária, considerando valores de mercado e não o valor venal dos imóveis.

Em seguida, o Metrô ajuízará as ações na Vara da Fazenda Pública e depositará os valores ofertados numa conta específica. O juiz responsável pelos processos nomeia um perito para que esse faça uma avaliação dos imóveis.

Concluída a avaliação do perito nomeado pelo juiz, este fixará o valor para fins de imissão de posse. Se esse valor for superior à oferta, o Metrô deposita a diferença.

O prazo estabelecido para as pessoas deixarem os imóveis será fixado pelo juiz.

Da Companhia do Metropolitano de São Paulo