Metrô inicia a campanha Adote um Usuário

Iniciativa vai verificar ganho de tempo e conforto dos passageiros durante as viagens

seg, 07/07/2008 - 13h51 | Do Portal do Governo

A Companhia do Metrô iniciou neste mês o projeto “Adote um Usuário”, que severa prosseguir até julho de 2010. A iniciativa vai verificar o ganho de tempo e o conforto dos usuários durante o seu transporte diário, paralelamente à implantação do Plano de Expansão da Secretaria dos Transportres Metropolitanos.

O Metrô já selecionou 30 cidadãos que serão monitorados mensalmente, por meio de pesquisas e encontros periódicos, por 10 funcionários da companhia.

Os dados apurados serão mensurados para identificar o grau de melhoria do sistema de transporte metropolitano, com foco no tempo gasto durante o deslocamento e na melhoria da qualidade de vida.

Ao longo desse período, o Metrô realizará uma pesquisa exploratória com usuários de diversas classes sociais, diferentes idades e portadores de deficiências ou não, para traçar as viagens realizadas diariamente.

O ponto de partida do projeto é um questionário-base que já foi respondido pelos 30 participantes. Esse questionário procura mapear o deslocamento do usuário: o tempo gasto no percurso e os modos de transporte utilizados. Além disso, traz questões relacionadas ao conhecimento do Plano de Expansão e ao grau de satisfação quanto ao serviço. A partir das informações preliminares, o Metrô vai detectando se houve ou não melhorias na comparação com os meses subseqüentes.

Primeiro encontro

O primeiro encontro, realizado dia 6 de julho, integrou os voluntários participantes do projeto. Na ocasião, o Metrô organizou um café da manhã com visita à Sala de Operação. Durante a oportunidade, empregados da Gerência de Comunicação e Marketing, área responsável pela iniciativa, promoveram um bate-papo informal a fim de tirar eventuais dúvidas sobre o projeto.

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos

(I.P.)