Metrô inaugura sua quinta biblioteca

Depois das estações Paraíso, Tatuapé, Luz e Largo Treze, agora é a vez da Santa Cecília

ter, 06/05/2008 - 12h17 | Do Portal do Governo

Os institutos Brasil Leitor, Votorantim e o Metrô de São Paulo inauguram na quarta-feira, 7, às 10h30, a Biblioteca Embarque na Leitura, na estação Santa Cecília (Linha vermelha do metrô).

“Com a inauguração desta unidade, damos continuidade à expansão do projeto de incentivo a leitura pelo IBL por todo o Brasil. Continuamos a  possibilitar o acesso aos livros e novos conhecimentos aos cidadãos comuns. Trabalhadores, donas de casa, estudantes, crianças, todos têm, cada vez mais, uma biblioteca próxima que se possa emprestar um livro”, declara William Nacked, diretor  do Instituo Brasil Leitor.

Essa é a quinta biblioteca inagurada pelo Metrô, com acervo de 2.156 títulos. Usuários do metrô terão acesso aos empréstimos dos livros gratuitamente, com prazo de devolução de 10 dias. O funcionamento será de segunda à sexta-feira, das 11 às 20 horas.

As bibliotecas instaladas nas estações Paraíso, Tatuapé, Luz  e Largo Treze do metrô de São Paulo somam 28 mil sócios que já emprestaram mais de 221 mil livros. O acervo é composto de 15 mil títulos entre romances, histórias infantis, policiais, livros de auto-ajuda, best-sellers, entre outros.

O IBL  mantém mais duas  bibliotecas em estações do metrô em outras cidades. No Rio de Janeiro, a Livros & Trilhos,  instalada na Estação Central do Metrô Rio,  totaliza 5 mil sócios que emprestaram mais de 32 mil livros.

A biblioteca Leitura nos Trilhos do Metrô Recife contabiliza  20 mil empréstimos entre os três mil associados. As seis unidades somam cerca de 35 mil sócios e  272 mil livros emprestados.

Para se inscrever, os interessados deverão apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de endereço mês e ano atual (original e cópia), juntamente com uma foto 3×4.  Menores de 12 anos, devem estar acompanhados dos pais.

Os leitores serão cadastrados gratuitamente e receberão uma carteirinha de identificação com  foto e código de barra. No caso da necessidade de segunda via, será cobrada taxa de R$2.

Do Metrô